:

O fast-food é viciante?

Duarte Nogueira
Duarte Nogueira
2025-08-30 06:36:23
Count answers : 18
0
Mesmo assim uma grande parcela da população os consome várias vezes por semana e poucas sabem que esse tipo de alimentação pode se transformar em um vício. De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, e divulgada pelo jornal Daily Mail, os altos índices de gordura, açúcar e sal presentes na composição desses alimentos podem provocar dependência. Os cientistas afirmaram que o cérebro produz uma sensação de prazer após o consumo dessas comidas e é preciso cada vez mais dessas substâncias para que a sensação de saciedade apareça. Os cientistas ainda explicam que esse tipo de comportamento do cérebro é exatamente o mesmo que ocorre nas pessoas que fazem uso de substâncias entorpecentes.
António Castro
António Castro
2025-08-23 21:33:49
Count answers : 21
0
Fast Food é comida rápida e pouco saudável. Os lanches, empanados, batatas fritas, refrigerantes, milk shakes e sucos oferecidos por grande parte das lanchonetes de fast foods são ricos em gorduras e açúcares. Se uma pessoa passar a se alimentar frequentemente deste tipo de comida, poderá ficar obesa e até desenvolver algumas doenças com o passar do tempo.
Maria Magalhães
Maria Magalhães
2025-08-15 00:38:48
Count answers : 11
0
Os alimentos super calóricos, que podem comprometer o objetivo, ainda mais em excesso. Para evitar frustrações, os pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, descobriram uma forma de resistir. Além disso, o autor do estudo informou que os fast foods são capazes de proporcionar um efeito viciante, bem parecido com o causado pelas drogas no cérebro.
Joana Rodrigues
Joana Rodrigues
2025-08-12 07:36:25
Count answers : 17
0
Uma dieta baseada em hambúrgueres, batatas fritas e alimentos ricos em gordura e repletos de calorias podem não apenas engordar. Alguns cientistas se questionam se o fast food pode viciar. Pesquisadores que têm testado os efeitos biológicos destes tipos de alimentos estão descobrindo que eles podem acionar mudanças hormonais no corpo que podem tornar difícil o controle da alimentação. Alimentos de fast food podem fornecer toda a dose recomendada por dia de calorias e gordura em apenas uma única refeição. Quando as pessoas ganham peso, elas se tornam mais resistentes ao hormônio leptina, que está fortemente relacionado ao peso e ao apetite, e a um peptídio do cérebro, chamado galanina, que estimula a vontade de comer. A leptina envia sinais à parte do cérebro que coordena o comportamento alimentar, mas, à medida que as pessoas engordam, elas se tornam mais resistentes aos efeitos do hormônio. O cérebro perde sua capacidade de responder a estes hormônios quando aumenta a gordura do corpo. Alimentos altamente saborosos e estímulos sexuais altamente potentes são os únicos estímulos capazes de ativar o sistema de dopamina com potência próxima a de drogas viciosas. Mas a revista também afirma que outros cientistas argumentam que não há provas conclusivas de alimentos ricos em gordura e açúcar possam levar ao vício.
Rui Cunha
Rui Cunha
2025-08-02 19:06:48
Count answers : 13
0
Não é novidade que o fast-food faz mal, considerando que geralmente é processado, rico em calorias e, muitas vezes, frito. Michael Moss, um jornalista vencedor do Prémio Pulitzer, revela no seu livro 'Hooked: Food, Free Will, and How the Food Giants Exploit Our Addictions' que o fast-food também pode ser tão viciante quanto a heroína. De acordo com o jornalista, enquanto a heroína depende da morfina para prolongar a natureza viciante da droga, o fast-food transforma-se em elementos mais simples como gordura, sal e açúcar, todos os quais têm o mesmo impacto sobre nós. A razão para isso é que esses componentes - gordura, açúcar e sal - desencadeiam a mesma libertação de dopamina no nosso cérebro que a morfina.
Rafael Tavares
Rafael Tavares
2025-07-22 10:17:56
Count answers : 19
0
E sabia que o fast food é tão viciante quanto a cocaína ou a heroína? Neste estudo, liderado por Paul Kenny, do Instituto de Investigação Scripps, na Califórnia, EUA, foi analisado o comportamento de ratinhos alimentados com comidas hipercalóricas durante três anos para verificar o que acontecia nos seus cérebros. No estudo, os animais perderam completamente o controlo sobre os seus hábitos de alimentação, o primeiro sinal de vício. Tal como com as drogas, a comida hipercalórica inunda o cérebro com dopamina, aumentando a sensação de prazer, mas, à medida que os ratinhos iam comendo cada vez mais, o cérebro ia respondendo cada vez menos aos estímulos, criando-se um ciclo vicioso que conduz à dependência. Os dados desta investigação também nos dão motivos para pensar que é bastante fácil ficar viciado em comida gordurosa e que, por isso, o melhor é mesmo evitar consumir alimentos desse tipo com regularidade.
Telmo Fonseca
Telmo Fonseca
2025-07-22 09:29:20
Count answers : 21
0
Estudos recentes mostram que o tipo de comida fast-food é altamente viciante, levando seus adeptos a desejarem alimentos super calóricos durante as refeições. Busque a alimentação consciente, o “mimuminus eating”, método no qual a pessoa precisa estar centrada no sabor e na textura dos alimentos durante as refeições, que permite perder peso de acordo com o médico. Anotar todos os consumos de alimento durante um dia contribui consideravelmente com a diminuição da obesidade pois reconhece os níveis altos de calorias e aditivos do fast-food.