Uma academia boutique traz conceitos de luxo e conforto, associada a infraestruturas supermodernas e diferenciadas, com serviços típicos de spa, como lounge de relaxamento, atendimento de belleza, entre outros atributos que fazem com que o aluno tenha uma experiência premium na sua prática diária de exercícios físicos.
De olho no comportamento do consumidor, alguns negócios fitness adotaram o conceito de boutique, ampliando a oferta de serviços personalizados dentro da academia para um público selecionado.
A mais conhecida academia boutique do país hoje é a LES CINQ.
Uma forte tendência para o segmento fitness são as academias de nicho, que podem se tornar também uma academia premium se tiverem serviços de alta qualidade.
Alguns exemplos de negócios fitness de nicho são os studios de funcional, academias especializadas no atendimento de adulto-idoso, entre outras.
Em relação a operação do negócio, escolher um nicho de atuação permite ao gestor planejar melhor seus investimentos e estratégias.
Sendo assim, eleger um nicho permite que o gestor empregue ações mais objetivas para manter um alto padrão de qualidade com ticket médio alto, já que o atendimento é especializado e personalizado.
Aqui, o foco não está somente no lucro, na venda.
Está especialmente na experiência do aluno.
Dessa maneira, academias de nicho exigem uma alta qualidade na prestação de serviço, com profissionais especializados.
Um bom exemplo para entender esse modelo é a BPRO.
Minha academia pode englobar mais de um modelo?
Sim, é possível encontrar exemplos de academias boutiques e de nicho, por exemplo.
Fica o alerta para não confundir os conceitos.