Quantos dB tem uma sala de aula?

Diogo Rodrigues
2025-06-22 19:37:04
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O limite suportável para o ouvido humano é de 65 decibéis, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Acima disso, o organismo começa a sofrer danos.
Para as salas de aula, a Associação Brasileira de Normas Técnicas estipula que o limite tolerado é de 40 a 50 decibéis.
Muitas classes, no entanto, atingem 80 decibéis, principalmente as que têm mais de 25 estudantes.
Além disso, o barulho no pátio, na hora do recreio, pode chegar a mais de 100 decibéis.

Davi Matias
2025-06-19 00:25:54
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A literatura recomenda que o ruído nas salas de aula estejam entre 35 e 45 dB(A) e 50dB(A) – é o ruído aceitável no ambiente escolar.
É sempre importante ter em mente que qualquer que seja o ruído, interno ou externo à sala de aula, pode mascarar parte ou a totalidade da fala do professor ou de qualquer outro orador do momento, tornando-a ininteligível e prejudicando o processo de ensino-aprendizagem.
A literatura recomenda que o ruído em salas de aula fique entre 35 e 45 dB(A).
Ruídos não controlados podem prejudicar a compreensão da fala e interferir na cognição, além de causar problemas vocais aos professores.

Tomás Melo
2025-06-06 18:31:57
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O nível de ruído para ambientes escolares deve atender o nível equivalente de 30dB(A) e máximo de 40 dB(A), admitindo-se uma tolerância de 5 dB, sobre este valores.
Deve atender o nível equivalente de 50 dB(A) no período diurno com medições a serem realizadas fora dos limites do terreno da Escola.
O nível de ruído de fundo para o conforto deve respeitar os valores de referência para ambientes internos de acordo com sua finalidade de uso estabelecidos em normas técnicas oficiais.
Para os demais casos, o nível de ruído de fundo aceitável para efeito de conforto acústico será de até 65 dB(A), nível de pressão sonora contínuo equivalente ponderado em A e no circuito de resposta Slow.
O limite de 85 dB(A), acima do qual poderá ficar caracterizada a insalubridade e o pagamento do respectivo adicional.
Nível de ação de 80 dB (A), acima do qual é remendada a utilização de proteção auditiva e a inclusão do colaborador em exames audiométricos periódicos.
Devem ser submetidos a exames audiométricos de referência e sequenciais todos os empregados que exerçam ou exercerão suas atividades em ambientes cujos níveis de pressão sonora estejam acima dos níveis de ação.
Percebe-se que antes de tudo, deve-se definir bem o objetivo da avaliação: gostaria de estudar o ruído ocupacional que o colaborador está exposto, o conforto na sala de aula, o ruído gerado para a comunidade ou descobrir se o nível de ruído está afetando o desempenho dos alunos.
Deverá saber qual a especificação do equipamento de medição a ser utilizado.
No caso do atendimento das NR-15, NR-09 e NR-07 (relacionadas ao risco de perda auditiva do Professor), por exemplo, é recomendada a avaliação com a utilização de audiodosimetros (integradores de níveis sonoros).

César Domingues
2025-06-06 16:42:10
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A intensidade sonora desejada no interior das salas de aula é de 30 dB, o que está bem longe de ser uma realidade.
Os intervalos podem ser de 30 minutos ou 1 hora.
Veja o exemplo abaixo:
Intensidade Sonora (dB)
Horário
40 dB 10h30min
60 dB 09h15min
75 dB 11h45min
A cada dia, uma nova tabela pode ser preenchida.
As intensidades sonoras devem ser medidas no mesmo horário fixo.
Com o gráfico em mãos, é possível relacioná-lo à tabela da OMS para determinar qual é o possível efeito daquela exposição sonora a longo prazo.
Confira:
Som Nível sonoro (dB)
Conversa em voz baixa 20
Automóvel 50
Aspirador de pó 80
Buzina de caminhão 100
Trovão 130
Decolagem de avião 140

Jaime Oliveira
2025-06-06 13:41:48
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Dentro das salas durante as aulas, o ruído chega a 85 dB.
A OMS define que ruídos acima de 50 decibéis já são considerados poluição sonora e prejudiciais.
A partir de 55, pode gerar estresse nos indivíduos.
Nos períodos de circulação de alunos e funcionários entre as aulas, os corredores chegam a registrar 80 dB.

Artur Jesus
2025-06-06 13:22:55
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Embora a OMS considere 30-35 dB como o nível de som ambiente adequado para permitir boas condições de ensino e aprendizagem em sala de aula, a maioria das escolas e centros formativos excede em muito esses níveis. De acordo com estudos recentes, a média atual de uma sala de aula normal é de 65 dB, o que em termos de acústica significa ultrapassar, em muito, os níveis máximos permitidos. Estes ruídos têm também um impacto determinante na saúde e nos níveis de stress, e podem levar a deficits no desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão. O mais importante numa sala de aula é a claridade do discurso. Se a acústica for má, o som faz ricochete no teto e nas paredes, os sons de baixa frequência distorcem a sala de aula, os níveis de ruído são muito mais elevados e, consequentemente, professores e alunos têm de elevar a voz para se fazerem ouvir. Portanto, o desafio aqui será alcançar o conforto do orador e do ouvinte reduzindo os ecos, garantindo a claridade do discurso, minimizando o ruído de fundo de baixa frequência e reduzindo os níveis de som.
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