:

Quantos quilos uma criança de 10 anos pode pegar?

Camila Cunha
Camila Cunha
2025-10-18 14:23:38
Count answers : 22
0
Embora as crianças possam pegar peso na musculação, tudo vai depender da idade de cada uma. Elas podem começar a praticar exercícios a partir dos 9 anos, mas o mais recomendado é com 14 anos. Pois a criança começa a ter coordenação motora e aptidão física para estar dentro deste ambiente. O mais indicado são exercícios que utilizam o peso do próprio corpo. Passando essa fase, avaliada por um profissional, elas podem utilizar cargas dentro do limite, não pensando em alta performance.
Carolina Abreu
Carolina Abreu
2025-10-18 13:33:50
Count answers : 17
0
Quando alguém me pergunta se uma criança pode pegar peso, eu respondo que “sim”, porque isso me remete a movimentos básicos de agachar, levantar um objeto ou suspender o corpo numa barra, que podem ou não estar adicionados de sobrecarga externa. Em todos esses casos, a criança exercita sua força muscular. Pensando no treinamento de força em si, existem três princípios importantes para que possamos adicionar peso a um movimento: 1. Domínio da técnica do exercício 2. Consistência (a centésima repetição deve ser exatamente igual à primeira) 3. Sobrecarga progressiva Ainda existe o mito de que pegar peso poderia ser prejudicial ao crescimento infantil, devido ao impacto na placa epifisária (região do osso responsável pelo crescimento). Só que o estímulo mecânico de qualquer prática esportiva, incluindo o treino de força, aumenta a densidade mineral óssea, favorecendo o crescimento. O grande erro é querer comparar práticas esportivas excessivas com a prescrição de um treino adequado e supervisionado. Claro que crianças querem se testar, brincar e, de alguma maneira, vão encontrar formas de competir e se superar. Daí a importância de uma orientação profissional qualificada, que leve em consideração a idade e as necessidades do garoto ou da garota. Definitivamente, com consciência e sem abusos, esse tipo de atividade é bem melhor do que ficar deitado no sofá.
Sara Oliveira
Sara Oliveira
2025-10-18 12:49:14
Count answers : 17
0
Segundo o médico ortopedista pediátrico Sérgio Roberto Canarim Danesi, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o peso da mochila não deve exceder 10% do peso da criança. Por exemplo, se o estudante pesa 30 quilos, a mochila não pode ultrapassar 3 quilos. Uma boa alternativa são as mochilas de rodinhas. Neste caso, vale a mesma regra: ela não deve ultrapassar 10% do peso da criança. Antes de usar, é preciso garantir que as rodinhas funcionem bem e tenham boa resistência, para que a criança não tenha que fazer esforço.