As artes marciais e lutas ensinam técnicas de defesa, promovem a disciplina, combatem a obesidade, otimizam a coordenação motora, aumentam a força e o condicionamento físico.
A musculação é a atividade física para adolescentes que mais gera dúvidas, pois há o mito de que malhar os músculos influencia negativamente no crescimento corporal.
O maior cuidado que se deve ter ao praticar musculação na adolescência é com as lesões.
Por isso, o ideal é que os exercícios físicos sejam feitos com o acompanhamento de um personal trainer.
Veja alguns exercícios físicos que são recomendados aos mais jovens: Peitoral, Costas, Ombros, Quadríceps, Isquiotibiais, Tríceps, Bíceps, Trapézio.
A musculação pode ser feita por adolescentes.
Esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e até mesmo atletismo e ginástica artística são ótimos para serem praticados na adolescência, pois trazem benefícios como: Desenvolvimento da coordenação motora, Aprimoramento das habilidades cognitivas, Trabalho dos pontos de coordenação, equilíbrio, força e competitividade.
Essas modalidades também auxiliam para o aumento da socialização e convivência em grupo, sendo um estímulo ao respeito às regras.
Além de ensinar os adolescentes a nadarem e desenvolverem independência, a natação traz benefícios como o fortalecimento da capacidade respiratória e do aumento da oxigenação do cérebro e da resistência física.
A corrida é um exercício completo para quem quer melhorar o sistema cardiovascular, respiratório e ainda emagrecer.
O ideal é que se corra em dias espaçados na semana e se inicie de maneira leve para evitar lesões.
A lista de exercícios físicos para adolescentes é enorme e não é necessário escolher apenas uma atividade.
O importante é que o jovem goste e exercite-se constantemente para colher todos os benefícios para sua saúde.