A idade mínima para uma criança iniciar o treino de resistência é aos 6 anos, desde que tenha a maturidade necessária para seguir instruções claras e uma noção dos perigos que existem durante o treino. Qual é então a idade mais jovem em que uma criança pode começar a fazer treino de resistência? Se conseguir seguir instruções e compreender os perigos inerentes a um ambiente de ginásio, entra no ginásio, obtenha um bom programa escrito por um instrutor de força e condicionamento experiente, aprenda a técnica correta sob o olhar atento de um bom instrutor e ganhe força.
A investigação atual indica que o treino de resistência pode ser uma atividade segura, eficaz e útil para crianças e adolescentes.
Vários estudos fornecem resultados consistentes que apoiam os benefícios de esforços físicos intensos e repetidos em indivíduos jovens.
A melhoria das capacidades motoras e da composição corporal, em termos de aumento da massa isenta de gordura, redução da massa gorda e melhoria da saúde óssea, tem sido amplamente documentada, especialmente se a prática desportiva tiver começado cedo, quando os sujeitos eram adolescentes.
Poucos estudos examinaram o efeito a longo prazo do treino de resistência no crescimento, os poucos que o fizeram, concluíram que, contrariamente à ideia errada e comum, o treino de resistência não atrasa o crescimento.
Os programas de treino de resistência são relativamente seguros e não têm um impacto negativo no crescimento e maturação de jovens em idade de pré-puberdade e início da mesma.
As provas científicas indicam que o treino de resistência resulta num aumento do IGF-I sérico e que não há qualquer efeito prejudicial no crescimento linear.