Programas graduais de treinamento de resistência podem ser iniciados aos 8 anos de idade com pesos livres de até 15 kg, por não mais que 30 minutos e três vezes por semana.
É importante ressaltar a necessidade de supervisão individual e a associação com exercícios aeróbicos, tais como corridas, esteira ergométrica ou bicicleta, também por períodos de 30 minutos.
Uma revisão sistemática, que analisou o efeito do treinamento de força ou exercício de resistência sobre o crescimento longitudinal em crianças de 7 a 12 anos, concluiu que o treinamento de força não influencia negativamente no crescimento linear das crianças.
“De forma ampla, ao serem submetidos a exercício de resistência, meninos e meninas pré-adolescentes (com baixas concentrações de andrógenos) apresentam ganho de força muscular, sem hipertrofia muscular; ao passo que, após a puberdade há um aumento do crescimento muscular, por hipertrofia muscular real, mas sempre sem limitar o crescimento linear”.
De 6 a 19 anos: devem acumular pelo menos 60 minutos diários de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, aquelas que fazem a respiração acelerar e o coração bater mais rápido, tais como: pedalar, nadar, brincar em um playground, correr, saltar e outras que tenham, no mínimo, a intensidade de uma caminhada.
Atividades de flexibilidade e de intensidade vigorosa, incluindo aquelas que são capazes de fortalecer músculos e ossos, devem ser realizadas pelo menos três dias por semana.