:

Como cancelar um contrato de ginásio sem pagar?

Mia Costa
Mia Costa
2025-06-17 21:31:54
Count answers: 10
Se assinarmos um contrato que prevê fidelização de 6, 8 meses ou 1 ano por exemplo, é possível? é legal? Posso simplesmente cancelar o contrato? Em principio não posso, e porquê?. Normalmente, a fidelização tem sempre um serviço associado (uma contrapartida) alguma vantagem para o consumidor. Apenas poderei cancelar o contrato decorrido o período de fidelização ou se existir algum motivo que o justifique. Se por exemplo assinar um contrato de 1 ano (com fidelização) não poderei cancelar o mesmo ao 3.º mês, mas apenas no termo do prazo contratado. Mais uma vez se reitera que apenas se poderá cancelar o contrato decorrido o período de fidelização ou se existir algum motivo que o justifique. Situações de gravidez, patologias ou ainda mudança de residência com limite mínimo de kms, são exceções que as condições gerais (letras pequenas) desse tipo de contratos devem prever. Alguns ginásios têm a possibilidade de com o cancelamento, mesmo sem motivo, pagar-se uma penalização (caução) não se pagando mais nada, o que é possível.
César Ribeiro
César Ribeiro
2025-06-08 10:00:38
Count answers: 5
Se o consumidor desejar rescindir um contrato de ginásio com fidelização, existem justificações aceitáveis que podem permitir o cancelamento sem penalizações. Estas razões incluem doença, desemprego, mudança de residência ou local de trabalho, entre outras. No entanto, é fundamental que as justificações sejam bem fundamentadas e documentadas, como apresentar um atestado médico, uma declaração do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) ou uma declaração do empregador, conforme o caso. Independentemente da existência de fidelização, se o consumidor pretende rescindir o contrato com o ginásio, deve fazê-lo por escrito, de preferência através de carta registada, respeitando o prazo de aviso prévio estabelecido no contrato. O entendimento do contratualizado, a consulta com um advogado, se necessário, e o cumprimento das regras e prazos estipulados no contrato são essenciais para evitar desentendimentos e penalizações excessivas.
Fabiana Figueiredo
Fabiana Figueiredo
2025-06-02 13:35:26
Count answers: 9
Se o seu contrato de adesão não tiver vinculação, vai ser fácil rescindir com o ginásio. Só tem de fazer uma comunicação a explicar os seus motivos, de preferência por carta registada, para ficar com o comprovativo do envio. Se tem um contrato com um período de fidelização de 6, 12 ou 24 meses – algo que é comum os ginásios imporem aos clientes -, terá de enviar uma comunicação escrita. Apresente uma razão válida e objetiva, e anexe documentos que comprovem a situação invocada. Doença grave, gravidez de risco ou outro motivo de saúde, desemprego involuntário, mudança de local de trabalho ou residência e má prestação do serviço são motivos válidos para cancelar o ginásio. É ainda um motivo válido a má prestação do serviço. Se as razões não forem válidas, o ginásio pode não aceitar as suas razões e exigir o pagamento das mensalidades que faltam cumprir até ao fim da fidelização. Para ter a certeza que as mensalidades não continuam a ser debitadas após o cancelamento do contrato, dê ordem no banco para suspender o débito direto das mensalidades, para que não continuem a ser debitadas após o cancelamento do contrato.
Vasco Abreu
Vasco Abreu
2025-05-28 23:36:47
Count answers: 7
Para cancelar um contrato de ginásio sem pagar, é necessário enviar uma reclamação por escrito, por correio registado ou e-mail, que sirva de prova para resolver o conflito. Deve-se identificar bem quem envia, o destinatário e a data, e exponha claramente os factos, guardando cópias do envio, sendo o assunto a rescisão do contrato celebrado com o ginásio devido ao cancelamento da modalidade praticada. No passado dia, celebrou-se um contrato de frequência do mesmo, nas modalidades de, comprometendo-se a comparecer, sempre que possível, nos dias e, pelas horas, tendo ficado definido para o contrato uma duração anual e, para o serviço acordado, o pagamento combinado foi de € mensais. Durante meses, o contrato foi cumprido por ambas as partes, dentro das condições definidas, e frequentei o ginásio, praticando a modalidade referida no parágrafo anterior.
Diego Ribeiro
Diego Ribeiro
2025-05-18 05:44:50
Count answers: 6
Para cancelar um contrato de ginásio sem pagar, é importante conhecer bem as condições contratuais e pedir informações adicionais, de preferência por escrito, sobre o tempo que dura o contrato, as condições para a sua denúncia ou não renovação e as respetivas consequências. Existem algumas razões válidas que podem ser aceites para o cancelamento, como doença ou gravidez de risco, desemprego, mudança de residência, supressão de uma modalidade, degradação das instalações ou cancelamento de serviços. Nestes casos, é necessário apresentar documentos que comprovem a situação, como declaração do médico, atestado ou baixa médica, declaração da entidade empregadora ou da segurança social, ou comprovativo da nova morada. Além disso, é importante fazer uma reclamação por escrito antes de rescindir o contrato, caso o ginásio não resolva a situação. É possível rescindir o contrato se tiver fidelização, mas é necessário apresentar uma razão válida e cumprir com as condições estabelecidas no contrato. A fidelização é legal desde que atribua ao consumidor uma vantagem económica como contrapartida. O período de fidelização corresponde a um tempo obrigatório em que tem de pagar o ginásio e não pode rescindir o contrato, salvo em algumas exceções. Se quiser terminar o contrato durante o período de fidelização e não ter penalizações, ou seja, terá de apresentar uma razão válida.
Vera Fonseca
Vera Fonseca
2025-05-18 01:44:49
Count answers: 6
O pedido de cancelamento do contrato dentro do período de compromisso é possível. Contudo, implica o pagamento de uma taxa de cancelamento no valor de 50€. Estas condições são imprescindíveis para o cancelamento, que deve ser solicitado por escrito, junto da receção do clube, com a antecedência de 10 dias úteis. Não é permitida qualquer suspensão do contrato. Caso ocorra um caso fortuito ou de força maior, que obrigue ao encerramento temporário do FITNESS UP e que o impeça de prestar, no todo ou em parte, serviços ao Sócio, tal situação não confere ao Sócio o direito a qualquer compensação nem a exonerar-se ou a suspender, ainda que parcialmente, a obrigação de pagamento dos montantes a que se vê obrigado. Para efeitos do número anterior, o FITNESS UP, compromete-se durante o período de encerramento, a continuar a prestar os serviços a que se vê obrigado, ainda que de modo virtual, e o Sócio declara, expressamente, que aceita que o cumprimento integral do contrato por parte da FITNESS UP se dê por tal via.