Quais são os riscos da musculação na adolescência?
Patrícia Barros
2025-11-25 22:50:04
Count answers
: 15
O treinamento com peso executado incorretamente pode prejudicar o crescimento do adolescente.
Se a atividade for feita de forma errada, isso poderá se tornar um risco real.
É importante analisar a maturidade psicológica do jovem antes de deixá-lo sozinho em uma sala de musculação, já que é uma idade em que eles são extremamente competitivos e querem sempre mostrar que podem mais e, por isso, é importante o acompanhamento de um profissional de educação física.
Os aparelhos permitidos são todos aqueles que vão trabalhar movimentos e cargas usados no dia a dia, evoluindo com o passar do tempo e da idade.
A duração excessiva dos exercícios e a falta de orientação de um profissional também podem ser riscos.
O medo de mães e pais é que a musculação prejudique o desenvolvimento de seus filhos e o alerta é válido.
Mariana Teixeira
2025-11-18 19:13:54
Count answers
: 21
Afinal, além de não melhorar esteticamente, pode haver dano ao esqueleto que ainda não está maduro suficiente para suportar as cargas.
Os principais efeitos colaterais do uso de anabolizantes são: aumento de acnes; queda de cabelo e calvície; distúrbios do fígado; comportamento agressivo; aumento de pelos; irregularidade menstrual; diminuição dos seios; e redução dos testículos.
Em adolescentes, os anabolizantes podem comprometer a estatura corporal de forma significativa.
Sem supervisão adequada, a musculação aumenta a chance de sobrecarga nas articulações e deformidades do esqueleto – que ainda pode estar em formação e apresentar cartilagens (partes moles dos ossos) de crescimento.
Os suplementos são extraídos dos alimentos e complementam a dieta, como a proteína do soro do leite ou da ervilha.
A necessidade da suplementação deve ser avaliada por um profissional e leva em consideração outros aspectos, como hidratação e doenças subjacentes.
Hélder Castro
2025-11-07 12:31:10
Count answers
: 20
O treinamento com peso (força) executado incorretamente pode prejudicar o crescimento do adolescente, mas quando desenvolvido por um profissional capacitado, o aumento de força muscular não só melhora a capacidade funcional do jovem, como o protege de lesões.
É importante analisar a maturidade psicológica do jovem antes de deixá-lo sozinho em uma sala de musculação, já que é uma idade em que eles são extremamente competitivos e querem sempre mostrar que podem mais e, por isso, é importante o acompanhamento de um profissional de educação física.
Os pais não devem forçar nem proibir os filhos de praticar a atividade, o correto é impor limites, buscar profissionais qualificados e mostrar a importância do exercício na busca por uma vida saudável, e não apenas em um padrão estético.
Juliana Matias
2025-11-07 08:33:01
Count answers
: 15
Existem diversos riscos da musculação na adolescência, principalmente quando ela é feita de forma exagerada ou descontrolada, sem um plano de treino adequado para alguém que está em fase de crescimento.
Risco de lesões Se o treino não for supervisionado, o risco de lesões aumenta, já que o adolescente pode acabar querendo usar aparelhos para os quais não está preparado ou, ainda, levantar pesos da maneira errada.
Isso pões em risco a coluna, as articulações e os músculos.
Altura Quando a musculação é feita de forma inadequada ou exagerada, pode haver um estresse ao esqueleto, fazendo com que o adolescente tenha o seu crescimento afetado.
Já foi cientificamente provado que a prática exagerada de exercícios físicos na juventude impede a pessoa de crescer muito.
Substâncias ilegais Outro risco da musculação praticada por adolescentes é o uso de substâncias ilegais para ganhar músculos e potencializar os efeitos da musculação sobre a estética do corpo.
Os adolescentes podem ser facilmente influenciados por esse tipo de prática, principalmente aqueles que se deixam influenciar pela vontade cega de querer ter um corpo mais forte ou magro.
Obsessão Isso nos leva a outro risco: o surgimento de uma obsessão.