A partir dos 12 anos, pode-se fazer musculação meio que em um processo que ainda está em crescimento.
Para que a musculação seja danosa nessa fase, teria que ser um treino de hipertrofia, enquanto a criança ainda não terminou todo o processo de crescimento e de maturação.
De acordo com estudos publicados na revista “Pediatrics” pelo Institute of Training Science and Sports Informatics, da Alemanha, e diretrizes da American Academy of Pediatrics (AAP), a prática de musculação para crianças é segura e pode oferecer benefícios diversos.
A média de idade recomendada para iniciar é de cerca de 9 anos, embora possa variar de acordo com o desenvolvimento físico individual.
Além disso, as orientações de instituições como o American Council on Exercise (ACE) e o American College of Sports Medicine enfatizam a importância de profissionais qualificados para supervisionar e orientar adequadamente o treinamento de resistência.
A ergonomia apropriada durante o treinamento é uma consideração crucial devido à discrepância entre as proporções corporais das crianças e dos adultos.
A prática da musculação para crianças e adolescentes, quando conduzida de forma apropriada, pode ter benefícios de longo prazo.
Além do desenvolvimento físico, a musculação pode melhorar a confiança, a coordenação motora, a agilidade e a resistência.
Derrubando mitos antigos, pesquisas recentes mostram que o treinamento de resistência não prejudica o crescimento, mas, ao contrário, ajuda a prevenir problemas posturais e promove o fortalecimento ósseo.