:

Quais as doenças que o pilates trata?

Álvaro Esteves
Álvaro Esteves
2025-09-23 23:09:29
Count answers : 19
0
O Pilates clínico é indicado para o tratamento de um problema já instalado. Normalmente, ele funciona como uma terapia de reabilitação física, dor crônica ou recuperação pós-operatória. Essa metodologia é procurada por pacientes que sofrem de patologias como: hérnia de disco (lombar e cervical); artroses (coluna, joelho e quadril); lombalgias; cervicalgias; fibromialgia; desvios de coluna (cifose, escoliose e lordose); que estão em processo de recuperação de cirurgia de coluna, de joelho e de variados tipos de lesões. Desgastes nas articulações como consequências do envelhecimento, dores crônicas causadas por má postura ao dirigir, por trabalhar por horas sentado(a), cuidar das crianças ou outras causas de mal-estar podem ser tratadas com o Pilates clínico, cujas técnicas estão disponíveis para pessoas de todas as idades. A técnica é muito eficaz para a reabilitação física porque reeduca a coluna, melhora a postura, fortalece a musculatura, alivia as tensões e fadigas musculares e aumenta o condicionamento físico.
Vicente Lourenço
Vicente Lourenço
2025-09-16 02:07:21
Count answers : 17
0
O Pilates pode ser uma ferramenta eficaz para os fisioterapeutas que o aplicam, apresentando diversos benefícios e poucas contraindicações, sendo que a maioria das mesmas não impede a aplicação do método, apenas exige algumas alterações e cuidados, enfatizando que o método seja individualizado. A técnica de Pilates apresenta diversas variações de exercícios e pode ser realizada por pessoas que procuram alguma atividade física como forma de prevenção de doenças ou por indivíduos que apresentem algum tipo de patologia e em que a reabilitação é necessária, como em casos de doenças neurológicas, dores crónicas, problemas ortopédicos e distúrbios da coluna vertebral. Com o passar dos anos, novos estudos foram realizados e observou-se que, além de condicionamento físico, o método Pilates poderia ser aplicado, também, para: Tratamento de patologias do sistema musculoesquelético; Reabilitação de patologias neurológicas (como o Parkinson e a fibromialgia), por exemplo, no sentindo de reduzir riscos de quedas e melhorar a qualidade de vida em idosos. O Pilates Clínico é um importante recurso terapêutico utilizado por fisioterapeutas na reabilitação e prevenção de lesões dos seus pacientes. O Pilates Clínico oferece inúmeros benefícios, tais como: Prevenção e reeducação da biomecânica corporal, através de movimentos globais e ergonómicos; Desenvolvimento do equilíbrio, da harmonia e da economia nos gestos, nas posturas e na execução dos movimentos; Reeducação dos músculos estabilizadores da região lombar e cervical; Alívio da dor articular e muscular; Correção postural; Aumento da força e resistência muscular; Aumento da flexibilidade; Aceleração da reabilitação pós-lesão e prevenção de lesões; Diminuição do stress; Melhoria de toda a capacidade funcional e da execução das atividades da vida diária; Melhoria do estado de saúde e bem-estar geral.

Read also

O pilates é indicado para crianças?

A resposta é sim. Podem e devem. A pratica é incentivada contanto que os limites das crianças seja Read More

Quem não pode fazer aula de pilates?

Osteoporose e osteopenia. Quem tem estas doenças deve evitar movimentos que impliquem o risco de fr Read More

Mariana Machado
Mariana Machado
2025-09-16 00:06:44
Count answers : 22
0
Osteoporose e osteopenia. Hérnias e outros problemas de coluna. Artrose e dores articulares graves. Pós-cirurgia. Lesão e dor agudas. Doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes.