É bom um adolescente de 13 anos fazer academia?

Artur Loureiro
2025-10-04 11:56:29
Count answers
: 27
Adolescentes podem fazer musculação com acompanhamento médico para uma prática saudável e segura, segundo especialistas.
O ortopedista Evando José Aguila Góis, do Hospital Pequeno Príncipe, explica que nessa fase meninos e meninas nem sempre possuem quantidades suficientes de hormônios importantes para o crescimento dos músculos.
Um deles é a testosterona, principal aliada da hipertrofia.
Portanto, nessa faixa etária, o uso de aparelhos com alta carga de pesos com o objetivo de ganho de massa muscular não é recomendado.
Mas, afinal, adolescentes podem fazer musculação?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seguindo as especificidades de cada criança e adolescente, são recomendados 60 minutos de atividade física por dia.
Para atividades mais intensas, como a musculação, é fundamental buscar orientação com um pediatra de confiança.
“Embora grande parte das academias estabeleça um limite por idade, o critério a ser utilizado é o estágio de desenvolvimento puberal.
Quando os jovens atingem a formação dos caracteres sexuais e crescimento ósseo completos, então podem praticar exercícios com mais força”, explica o endocrinologista Rodrigo Bruel da Silveira, do Hospital Pequeno Príncipe.

Ângelo Lourenço
2025-09-25 04:23:53
Count answers
: 18
Muitas recomendações atuais parecem não ter base científica contra a prática de treinamento de força por crianças e adolescentes, que pode ser feito desde que sejam seguidas algumas regras de segurança, como aprovação médica, orientação completa de profissional qualificado e progressão adequada.
Vários estudos, incluindo vários publicados pela Academia Americana de Pediatria e pela Associação Ortopédica Americana, fornecem resultados consistentes que apoiam os benefícios da atividade física intensa, a musculação, em jovens.
O treinamento de força demonstrou ter efeitos benéficos em vários indicadores de saúde mensuráveis, como: Condicionamento cardiovascular;Composição corporal;DensidadeMineralização ósseaPerfil lipídico no sangue;Saúde geralAumento de força;Função geral;Saúde mental em crianças com paralisia cerebral.
A musculação não atrapalha o crescimento do adolescente, e estudos recentes indicam que o treinamento de força não tem um efeito negativo no crescimento.
É essencial que os médicos ortopedistas e do esporte mantenham as informações atualizadas e possam ajudar a esclarecer algumas confusões e controvérsias sobre esse assunto.
Os pais podem ter certeza de que o treinamento de força (com moderação) não terá um impacto negativo no desenvolvimento da criança.