Exercícios cardio são atividades que solicitam a função cardíaca, nomeadamente as funções respiratória e circulatória.
Geralmente, o treino cardiovascular é associado a um exercício de baixa a moderada intensidade, durante um período prolongado de tempo.
Alguns exemplos são a corrida, a caminhada, a natação, o remo, etc.
Nos ginásios, este tipo de atividades é realizado através dos cicloergómetros, como a passadeira, a elíptica, o remo, …
O treino fracionado com intervalos é realizado a velocidades baixas e médias, com intervalos ajustados à velocidade de execução, isto é, se a intensidade é média, os intervalos serão igualmente médios/curtos.
Os intervalos extensivos longos são realizados a uma velocidade fácil, são esforços ligeiros para o atleta.
Exemplo, com máquina de treino de força, extensão de pernas.
Neste caso vamos querer desenvolver o treino cardiovascular através da força resistente.
Realize durante dois minutos, com uma cadência de 1:1, o movimento de extensão de pernas, com 50 a 70% do seu RM, pausa varia de 1,5 a 2 minutos.
Exemplo de exercícios:Burpee (20’’)/ repouso (10’’)/ saltar à corda (20’’) x 2Kettlebell swing (20’’)/ repouso (10’’)/ skipping (20’’) x 2Agachamento com salto (20’’)/ repouso (10’’)/ mountain climbers (20’’) x 2Jumping jacks (20’’)/ repouso (10’’)/ lunge com salto (20’’) x 2
O exemplo de um exercício que pode realizar para por em prática este tipo de método de treino é o Kettlebell Thruster, em que irá desenvolver a força resistente, conseguindo desenvolver também a parte cardiovascular.
Execute o movimento durante 60 segundos, numa cadência de 1:1, com uma carga de 70 a 80% do seu RM, recupere do esforço com uma pausa completa de 6 minutos.
Repita por três vezes.