Quais são os exercícios que uma criança de 9 anos pode fazer?

Mara Figueiredo
2025-08-20 17:57:15
Count answers
: 13
A musculação pode, sim, se tornar parte de um plano de condicionamento físico já a partir dos sete anos de idade, mas sempre com o acompanhamento e supervisão de um profissional de educação física habilitado.
Para treinar força, as crianças devem ser capazes de seguir as instruções e praticar de forma adequada.
É possível instituir programas bem supervisionados, observando as condições de saúde do praticante e os objetivos do exercício.
Não há nenhuma contraindicação em relação aos tipos de exercícios, que podem utilizar pesos livres, fixos ou o próprio peso da criança.
Isso vai variar de acordo com os objetivos do treinamento.
A SBP, no entanto, indica que, durante a fase de crescimento, não se deve permitir exercícios que visam o ganho de força pura.
O número de repetições deve ser de uma a, no máximo, três.
Seguindo essas precauções, a musculação tende a ajudar no aumento de força muscular.
Além disso, reduz o risco de fraturas, melhorando a resistência dos ossos.
Também estimula a produção do hormônio do crescimento e testosterona; e aperfeiçoa habilidades motoras, cognitivas e neurais.

Júlia Azevedo
2025-08-11 12:29:12
Count answers
: 26
Crianças de 3 a 5 anos devem ser fisicamente ativas durante o dia para promover o crescimento e o desenvolvimento.
Incentivar brincadeiras e atividades que envolvam movimento.
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos devem realizar atividades aeróbicas, como correr, nadar ou andar de bicicleta.
Deve realizar atividades de fortalecimento muscular e ósseo, como escalar, fazer flexões, saltar ou correr, pelo menos três dias por semana.
A partir dos 6 até os 12 anos já é recomendado fazer até 60 minutos de atividade física moderada por dia, como: futebol, basquete, ginástica, natação, entre outros exercícios que fortaleçam os músculos e os ossos.
Já os adolescentes e jovens, de 13 anos em diante, podem fazer tudo, inclusive treinamento de força e exercícios de resistência, sempre com orientação adequada de profissional para evitar lesões.
Os pais podem e devem incentivar um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e jovens, desde que não forcem a barra e ofereçam opções de atividades variadas e divertidas, praticada de forma segura e adequada à idade.