A partir dos 12 anos, pode-se fazer musculação mesmo em um processo que ainda está em crescimento.
Para que a musculação seja danosa nessa fase, teria que ser um treino de hipertrofia, enquanto a criança ainda não terminou todo o processo de crescimento e de maturação.
Com base em pesquisas e orientações de instituições renomadas, exploraremos os aspectos essenciais relacionados à prática de musculação por crianças e adolescentes.
De acordo com estudos publicados na revista “Pediatrics” pelo Institute of Training Science and Sports Informatics, da Alemanha, e diretrizes da American Academy of Pediatrics (AAP), a prática de musculação para crianças é segura e pode oferecer benefícios diversos.
A média de idade recomendada para iniciar é de cerca de 9 anos, embora possa variar de acordo com o desenvolvimento físico individual.
Se tratando em matrícula em academia podem haver algumas restrições, certas academias de rede requerem pelo menos 14 anos para que você se matricule, enquanto outras já podem permitir que a partir dos 6 anos você possa se exercitar.
Derrubando mitos antigos, pesquisas recentes mostram que o treinamento de resistência não prejudica o crescimento, mas, ao contrário, ajuda a prevenir problemas posturais e promove o fortalecimento ósseo.
O impacto positivo da musculação para crianças e adolescentes, quando realizada de maneira adequada, pode proporcionar diversos benefícios.