Quais são os tipos de fidelização?

Júlia Matos
2025-05-21 12:22:58
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Existe mais de uma forma de fidelizar clientes e é preciso escolher aquela que mais se adeque ao perfil do seu negócio e ao seu público.
Os modelos de fidelização incluem a gamificação, que é uma estratégia utilizada dentro do loyalty com o objetivo de deixar a jornada do cliente mais divertida, utilizando elementos de jogos para manter o público interessado nos conteúdos criados.
Loyalty 4.0 utiliza de tecnologia para gerar novas experiências para o cliente, com elementos como hiper personalização, cross marketing, dados e inteligência artificial para criar uma comunicação única para cada cliente.
Loyalty de propósito é a estratégia de fidelização onde os clientes são pontuados, ou premiados, de acordo com tarefas, dentro ou fora da internet, que estejam relacionadas aos ideais da marca.
O cashback é a forma mais popular de fidelização atualmente, onde o cliente recebe um percentual do valor da sua compra.
Programas de fidelidade em níveis são usados para criar um vínculo de lealdade, onde o cliente sobe de nível ao realizar tarefas como comprar, postar conteúdos nas redes sociais, indicar amigos e mais.
Crypto Rewards, Blockchain e NFT podem ser grandes aliadas se usadas da forma correta, oferecendo prêmios e experiências hiper personalizadas.
Employee loyalty também é fundamental, onde não basta apenas o público externo acreditar no seu propósito, é preciso que o interno também acredite.