Academia com eletroestimulação funciona?

Carolina Abreu
2025-07-08 18:12:30
Count answers: 5
A meta-análise publicada este mês no European Journal of Applied Physiology descobriu que usar estimulação elétrica neuromuscular (NMES) durante o treinamento de resistência leva a maior massa muscular e força em comparação ao treinamento de resistência sozinho.
Os estudos compararam os resultados dos participantes que usaram estimuladores elétricos durante o exercício com aqueles que fizeram os exercícios sem estimulação elétrica.
A massa muscular e a força dos participantes foram avaliadas no início e no final de cada estudo.
Os períodos de treinamento para os participantes variaram de duas a 16 semanas, com durações mais longas produzindo melhores resultados.
A eletroestimulação imita o processo ao fornecer correntes elétricas externas aos nervos, fazendo com que os músculos se contraiam, sem entrada do cérebro.
O exercício físico é um remédio conhecido, inclusive para muitas dores crônicas, mas nem todo mundo é capaz ou está disposto a se envolver em exercícios tradicionais.
E, nesse contexto, a eletroestimulação muscular tem grande potencial para melhorar a saúde metabólica ao construir massa muscular.

Rafael Tavares
2025-07-08 17:23:32
Count answers: 6
Estudo publicado na revista de Terapia Física e Reabilitação, de Oxford, aponta que a prática é uma forma de treinamento efetiva para força e resistência, mas não contempla a obtenção de resultados efetivos sobre o ganho de massa.
A eletroestimulação não é capaz, de forma alguma, de proporcionar os mesmos benefícios de uma atividade física convencional, como os benefícios para a saúde mental, por exemplo.
A prática de eletroestimulação pode ser usada com maior obtenção de resultados, segundo ele, para ganho de resistência, já que, por conta da preservação do estímulo natural do sistema nervoso, evitando sua fadiga, é possível obter um ganho de força expressivo.
Mas, em se tratando de benefícios para a saúde, mental e física, e hipertrofia (crescimento de músculos), nada substitui a boa e velha academia e seus halteres.
A eletroestimulação não seria capaz, de forma alguma, de proporcionar os mesmos benefícios de uma atividade física convencional, como os benefícios psicológicos, por exemplo.
Quando se faz musculação, por exemplo, sua mente precisa estar totalmente focada na atividade, no movimento, na carga que está levantando.
Isso ajuda na concentração, trabalha a ansiedade e a depressão, entre diversos outros benefícios, isso sem falar na liberação de hormônios.
Não é possível liberar esse hormônios nas quantidades adequadas e consideráveis por meio da eletroestimulação.
A eletroestimulação pode ser usada como alivio para a perda de força muscular, como no caso dos idosos ou pessoas com deficiência.
E também para o ganho de força e resistência dos músculos.

Mónica Valente
2025-07-08 14:22:00
Count answers: 6
A moda da eletroestimulação surgiu há poucos anos e a forma mais comum dessa prática consiste no praticante vestir um macacão conectado a uma máquina que emite impulsos elétricos para estimular a ativação muscular.
Os resultados não são animadores.
Quando pesquisadores da Espanha, há poucos anos, reuniram os estudos publicados sobre eletroestimulação (e o total foi de apenas 21), concluíram que “o corpo de pesquisa é escasso e os estudos existentes carecem da quantidade de evidências necessárias para tirar conclusões sólidas sobre a eficácia do treinamento com eletroestimulação”.
Pesquisadores do Irã, realizaram um estudo controlado randomizado.
Eles sortearam 40 mulheres com sobrepeso para treinar de duas maneiras diferentes: somente na esteira ou na esteira e mais eletroestimulação.
Após 6 semanas (um período pequeno para alterações no corpo), ao comparar dados como IMC, percentual de gordura, perímetros de cintura e quadril, os pesquisadores descobriram que ambos os grupos reduziram algumas medidas, porém sem diferença estatística entre eles, mesmo adicionando os exercícios de força com choques.
Basicamente, na eletroestimulação há contração muscular através dos choques, porém sem a necessidade de um comando do sistema nervoso central, mas será que isso serve para você?
Considero que pessoas com limitações de movimento possam se beneficiar, como pacientes com lesões neurológicas.
Por outro lado, se uma pessoa consegue se mover normalmente, não há motivos para que gaste mais dinheiro em uma prática não fundamentada como essa.
Os treinos tradicionais de musculação, por exemplo, são muito mais baratos e viáveis na rotina.
Embora pareça ser uma modalidade interessante e isso ocorre devido ao forte e apelativo marketing aliado à tecnologia, atualmente não temos evidências consistentes sobre seus efeitos.
O básico parece ainda funcionar bem, enquanto as modas são passageiras.

William Baptista
2025-07-08 12:41:03
Count answers: 9
A eletroestimulação sim pode proporcionar resultados rápidos desde que o aluno esteja comprometido com esses resultados.
Algumas variáveis precisam estar aliadas ao treino como a correta alimentação, frequência de treino, um treinamento correto.
Estas práticas são determinantes para que os resultados esperados ocorram.
O tempo que uma pessoa leva para ter resultado é diferente da outra, quem treina 2x na semana terá resultados mais rápidos do que aquela que treina 1x por semana.
A eletroestimulação trabalha mais de 350 músculos simultaneamente, então os resultados são muito efetivos se compararmos que em um treino tradicional de musculação, onde são trabalhados em torno de 10 e 11 grupos musculares.
Devido a este estímulo, os treinos de EMS trazem resultados mais rápidos.
Porém a disciplina e comprometimento do aluno influenciam muito nos resultados.
São treinos personalizados de apenas 20 minutos que valem por um longo tempo em uma academia.
O aluno tem um treino individual por máquina em um espaço exclusivo.
Essa praticidade foge do ambiente tradicional de uma academia e este é um dos motivos que a eletroestimulação tem chamado tanta a atenção.
Read also
- Quanto custa uma academia com eletroestimulação?
- Quais os riscos da eletroestimulação?
- Para quem é indicada a eletroestimulação?
- Quantas vezes por semana posso fazer eletroestimulação?
- O TecFit dá resultado?
- Qual plano Gympass é aceito na Tecfit?
- Quais são as contraindicações do massageador elétrico?
- O que a eletroestimulação faz no abdômen?
- Quantas vezes por semana posso fazer eletroestimulação muscular?