:

Quais os riscos da eletroestimulação?

Íris Pires
Íris Pires
2025-07-08 18:24:13
Count answers: 14
Não há evidências, até o momento, de que a eletroestimulação ofereça riscos à saúde. De qualquer forma, há diversos modelos de equipamentos e com diferentes regulagens. Por isso, é importante se atentar para a regulamentação de quem vende, e para a formação dos profissionais envolvidos. Essa informação é importante, sobretudo porque grande parte dos equipamentos disponibilizados no mercado e os profissionais que têm lidado com eletroestimulação são, ou estão, irregulares. A agência até revisou recentemente as normas relacionadas a equipamentos de uso médico.
Miguel Leal
Miguel Leal
2025-07-08 16:20:18
Count answers: 10
Entretanto, o uso indiscriminado dos choques, e sem orientação profissional, pode ser prejudicial à saúde. A contração prolongada do músculo pode comprimir os vasos sanguíneos a ponto de reduzir a circulação de sangue e, portanto, a oxigenação na região. Em altas intensidades, a carga pode até lesionar o tecido. O uso equipamento também é contraindicado nas regiões do útero para mulheres gestantes e em locais de tratamento em feridas abertas. Pacientes com câncer e que possuem marca-passo e outros tipos de implantes elétricos ou metálicos que saem da pele também não devem usar o equipamento. Para pessoas com epilepsia, os choques podem desencadear convulsões, principalmente se aplicados na cabeça e pescoço. O crescimento de crianças também pode ser prejudicado pelo uso do eletroestimulador na região das epífises (extremidade dos ossos longos).
Matheus Torres
Matheus Torres
2025-07-08 14:57:33
Count answers: 6
Usar o aparelho pode oferecer alguns riscos. Usar para esses desafios com eletroestimuladores é não compreender os riscos envolvidos ao combinar os dispositivos com água, tão pouco os perigos do uso de produtos não regulamentados pela Anvisa e Inmetro. Agora, mais do que nunca, é urgente conscientizar sobre os perigos dessa brincadeira. É preocupante ver um aparelho tão poderoso virando brincadeira no TikTok. Existem algumas contraindicações para o uso de eletroestimuladores que devem ser respeitadas. Em pacientes que tenham marca-passo cardíaco, desfibrilador implantado ou outro dispositivo metálico ou eletrônico implantado, porque os estímulos elétricos podem interferir no funcionamento dos dispositivos. Em quadros de apendicites, gastralgias, hepatite etc. Grávidas, principalmente no primeiro trimestre. Crianças ou pessoas incapazes de expressar sua própria consciência, ou hipersensíveis, pois pode machucar. Cólicas, sem ter certeza de que é menstrual. Uso simultâneo com equipamentos cirúrgicos de alta frequência. Aplicação nas mucosas. Qualquer caso não diagnosticado anteriormente por um médico. Para evitar qualquer complicação, o recomendado é consultar um médico antes de iniciar o uso do eletroestimulador, especialmente nos casos de doença aguda, tumor maligno, doença infecciosa, gravidez, disfunção cardíaca, febre alta, pressão arterial anormal, distúrbios sensoriais da pele ou problemas de pele, incapacidade de expressar sua própria consciência, em tratamento médico, principalmente os que sentem desconforto, isso pode causar acidente ou problemas de saúde, cólicas, sem ter certeza de que é menstrual.
Ricardo Branco
Ricardo Branco
2025-07-08 14:30:05
Count answers: 6
O treino é 100% seguro. O treinamento com eletroestimulação imita o princípio natural de contração muscular, que é um resultado da interação entre o cérebro, o sistema nervoso central e o tecido muscular. A BodyPulse usa um estímulo de baixa frequência para ativar as contrações exclusivamente dos músculos esqueléticos e um personal trainer irá garantir que o treinamento seja ajustado de forma ideal a quem pratica, afirma Leonardo de Souza, um dos sócios da BodyPulse. Naturalmente, há vários tipos diferentes de problemas cardíacos, com diferentes níveis de intensidade. Por isso, nestes casos, é recomendável uma avaliação médica individual. Por política, estabelecemos uma idade mínima em 16 anos.