:

Posso fazer musculação com 13 anos de idade?

William Borges
William Borges
2025-07-31 05:34:58
Count answers : 21
0
Crianças e adolescentes também podem fazer musculação, mas a avaliação médica e a supervisão de um profissional capacitado são imprescindíveis. A musculação na infância e adolescência não é contraindicada, porém, assim como no caso dos adultos, deve ser feita sempre sob a supervisão de um profissional. A musculação pode, sim, se tornar parte de um plano de condicionamento físico já a partir dos sete anos de idade. Mas sempre com o acompanhamento e supervisão de um profissional de educação física habilitado. É possível instituir programas bem supervisionados, observando as condições de saúde do praticante e os objetivos do exercício. Não há nenhuma contraindicação em relação aos tipos de exercícios, que podem utilizar pesos livres, fixos ou o próprio peso da criança. Isso vai variar de acordo com os objetivos do treinamento. A SBP, no entanto, indica que, durante a fase de crescimento, não se deve permitir exercícios que visam o ganho de força pura.
Kyara Amaral
Kyara Amaral
2025-07-24 00:57:40
Count answers : 17
0
Adolescentes podem fazer musculação com acompanhamento médico para uma prática saudável e segura, segundo especialistas. Nessa faixa etária, o uso de aparelhos com alta carga de pesos com o objetivo de ganho de massa muscular não é recomendado. Para atividades mais intensas, como a musculação, é fundamental buscar orientação com um pediatra de confiança. O critério a ser utilizado é o estágio de desenvolvimento puberal. Quando os jovens atingem a formação dos caracteres sexuais e crescimento ósseo completos, então podem praticar exercícios com mais força.
Sofia Gomes
Sofia Gomes
2025-07-10 07:46:25
Count answers : 13
0
Crianças de 3 a 5 anos: Ser fisicamente ativas durante o dia para promover o crescimento e o desenvolvimento. Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos: Fazer pelo menos 60 minutos diários de atividade física de moderada a vigorosa. Já os adolescentes e jovens, de 13 anos em diante, podem fazer tudo, inclusive treinamento de força e exercícios de resistência, sempre com orientação adequada de profissional para evitar lesões. Os pais podem e devem incentivar um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e jovens, desde que não forcem a barra e ofereçam opções de atividades variadas e divertidas, praticada de forma segura e adequada à idade. A atividade física é extremamente importante para esses jovens, mas que deve ser feita de forma segura, com acompanhamento profissional, nutricional e de forma prazerosa, respeitando os limites e necessidades dos jovens. É importante lembrar que os filhos se espelham nos pais. Se os adultos da família se alimentam bem e são ativos, inclusive nos momentos de lazer, as chances de as crianças adotarem esses comportamentos são maiores. É necessário se atentar, também, no que não se deve fazer com os pequenos.