A recomendação da OMS especifica que a quantidade de atividades físicas deve ser de atividades aeróbicas.
O Guia de Atividade Física para a População Brasileira recomenda a prática de, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividades físicas de intensidade vigorosa, por semana, para indivíduos adultos.
Essa recomendação está alinhada às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para quem tem doenças do coração, as atividades físicas mais benéficas são aquelas com características aeróbicas.
E os benefícios podem ser ainda maiores por meio da combinação de atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, bicicleta ou natação, com atividades que envolvem exercícios de força, como musculação ou treinamento funcional.
A dupla mostra maior proteção para risco de morte por todas as causas, doenças cardiovasculares, câncer e doenças crônicas do trato respiratório inferior, quando comparado a essas duas modalidades (atividades aeróbicas x atividades com exercícios de força) isoladamente.
As atividades físicas e os exercícios físicos aeróbicos têm a capacidade de aumentar a aptidão cardiorrespiratória, melhorar o condicionamento físico de modo geral, ajudar na redução do colesterol ruim (LDL), controlar os níveis de glicose no sangue (resistência à insulina), melhorar a imunidade, fortalecer os ossos e os músculos, controlar o peso corporal e melhorar o humor.
Essa quantidade de atividades físicas deve ser de atividades aeróbicas.
Para entender na prática, exemplos de atividades físicas aeróbicas incluem subir escadas, caminhar e correr no parque e utilizar a bicicleta para se deslocar.
Uma aula de natação seria um exercício físico aeróbico, pois é uma atividade física aeróbica planejada, estruturada e repetitiva.