Como dar força ao coração?
Ana Mendes
2025-10-15 01:32:44
Count answers
: 24
De acordo com a Associação Americana do Coração, é importante manter uma dieta completa e rica em ômega-3 e outras gorduras poli-insaturadas, que balanceiam os níveis de colesterol e cuidam das nossas artérias. Abacate, amêndoas, nozes e castanhas são fontes de gorduras boas. Alguns tipos de peixe, como salmão e sardinha, são ricos em ômega-3. Frutas frescas oferecem cálcio e potássio suficientes para manter o ritmo cardíaco. Couve, especialmente feita no vapor, possui ômega-3, fibras, antioxidantes e mais: um composto chamado glucorafanina, que impede que placas se formem nas paredes das artérias. Chocolate amargo: é gostoso, traz felicidade e baixa a pressão arterial ao melhorar o fluxo sanguíneo. Rico em potássio, cálcio, magnésio e vitamina A, o tomate é importante para prevenir hipertensão e arritmia. Lembre-se: evitar alimentos ricos em sódio já ajuda bastante.
Adriana Loureiro
2025-10-06 02:18:13
Count answers
: 17
Consumir alimentos que fazem bem ao coração ajuda o órgão a desempenhar suas funções e beneficia o resto do organismo.
Os alimentos fornecem ao corpo a energia que precisamos para realizar as atividades do dia a dia, por isso, é tão importante observar o que colocamos no prato a cada refeição.
Para ajudar você a ter mais saúde, selecionamos 7 alimentos que fazem bem ao coração e devem ser inseridos no seu cardápio.
Vale ressaltar que essas dicas são importantes tanto para quem deseja prevenir doenças quanto para quem já sofre com problemas cardíacos.
É um dos alimentos que fazem bem ao coração porque contém ômega 9, um tipo de gordura boa para o organismo e várias vitaminas do complexo B.
Esses compostos ajudam a diminuir o risco de formação de coágulos e, consequentemente, de entupimento das artérias que podem provocar infarto do miocárdio.
Um trabalho publicado no periódico Ciência e Tecnologia de Alimentos mostra que essa fruta conta com substâncias bioativas que são capazes de prevenir e controlar o nível de lipídios, como o colesterol, no sangue.
Samuel Magalhães
2025-09-29 06:24:13
Count answers
: 18
Movimentar o corpo regularmente estimula o coração a trabalhar com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. Além disso, o sangue flui melhor e as artérias e os vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Trinta minutos de caminhada em dias alternados, por exemplo, pode reduzir o risco de diversas doenças cardíacas. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard (EUA), praticar em torno de duas horas e meia de exercícios por semana diminui o risco de doenças cardíacas em 14%. Pular corda, correr no mesmo lugar e exercícios ao ar livre são ótimos exercícios cardiovasculares indicados para deixar o coração mais saudável. A caminhada, por exemplo, regula a frequência cardíaca e promove a manutenção do peso corporal, outro ponto extremamente importante para a saúde do coração. Dançar libera hormônios do prazer que auxiliam no equilíbrio mental. Antes de se praticar qualquer exercício, é necessário consultar um médico cardiologista para realizar exames de condicionamento físico, a fim de verificar se o coração está pronto para suportar determinada carga de trabalho.
Martim Ramos
2025-09-19 02:43:42
Count answers
: 20
Os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, podem ser particularmente benéficos.
O salmão é rico em ácidos gordos ómega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular.
A linhaça é considerada um alimento funcional, sendo uma fonte de ácidos gordos ómega-3 e 6 e fibras, que ajudam a regular o colesterol e a glucose no sangue.
As lentilhas, o grão e o feijão contêm fibras e ácidos gordos ómega-3 e cálcio e são muito saciantes.
A aveia possui na sua composição fibras solúveis e insolúveis, que são responsáveis pela diminuição da absorção do colesterol e açúcares e pela prevenção de doenças cardiovasculares.
Os frutos secos são saudáveis porque a maior parte da gordura que os compõe é monoinsaturada, que tem um papel protetor a nível cardiovascular, diminuindo os níveis sanguíneos do colesterol LDL.
O azeite é uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, sendo por isso considerada das mais saudáveis, já que os seus benefícios na prevenção das doenças cardiovasculares estão comprovados cientificamente.
Os espinafres são ricos em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos.
A maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia, impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol.
Read also
- Que intensidade de atividade física é recomendada?
- Qual é o melhor desporto para a saúde?
- Qual é a diferença entre exercício físico e atividade física?
- Como aumentar as pulsações?
- Quantas vezes devo fazer exercício físico por semana?
- O que é aptidão física e saúde?
- Qual é o desporto mais completo?
- Qual é o melhor desporto para o stress?
- Qual é o melhor desporto para a ansiedade?
- O que é ginástica?
- Quais são as recomendações de atividade física para crianças e jovens de 6 a 17 anos?
- Quais treinos para cardio?
- É bom treinar com 13 anos?
- Pode treinar com 14 anos?
- Qual a recomendação da OMS para cardio?
- Quais esportes ajudam a crescer na adolescência?
- O que atrapalha o crescimento na adolescência?
- O que fazer no ginásio para emagrecer?
- Quantos minutos de atividade física moderada a Organização Mundial da saúde (OMS) recomenda por semana para adultos?
- Qual é a fruta que protege o coração?