Para crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos, a recomendação é 60 minutos diários de atividade de intensidade moderada a vigorosa sendo que esta atividade deve ser do tipo aeróbia. No entanto, é importante que sejam também realizadas, três vezes por semana, atividades como subir e descer, saltar ou outros exercícios que solicitem o sistema musculoesquelético.
Para os adultos, entre os 18 e os 64 anos, são recomendados entre 150 a 300 minutos semanais de atividade física aeróbica de intensidade moderada, ou pelo menos, 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa.
Para os idosos, com 65 anos ou idade superior, é importante ter em conta que para além da notável prevenção de diversas doenças, a atividade física ajuda também a prevenir quedas e lesões associadas ao declínio da densidade mineral óssea e capacidade funcional.
Este grupo deve realizar, por semana, pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada, ou 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa, pode também ser optada por uma combinação de ambas.
Tal como nos adultos, é de grande relevância a prática de exercícios de fortalecimento muscular adequados a cada um, pelo menos duas vezes por semana.
Para além disso, os idosos devem ter especial atenção à realização de atividades físicas multicompetentes, que enfatizem trabalhos como a coordenação motora, aumento da força, flexibilidade, equilíbrio, entre outros.
Todos os idosos devem ser ativos na medida do possível associado às suas características, a adaptação da atividade física é a chave para o sucesso.
Nunca se esqueça, qualquer quantidade de atividade física é melhor que nenhuma, seja ativo