O que atrapalha o crescimento na adolescência?

Vicente Nunes
2025-09-16 21:52:19
Count answers
: 16
A restrição alimentar, aliada a cargas de treinamento inadequadas, pode prejudicar, mesmo que momentaneamente, o processo de crescimento e desenvolvimento.
Tomando os cuidados e realizando os exercícios certos, é praticamente nula a possibilidade de lesão nas placas epifisárias ou mesmo algum prejuízo sobre o processo de crescimento e desenvolvimento.
Jovens envolvidos em qualquer programa de treinamento precisam estar atentos, junto a seus treinadores e seus pais, às questões nutricionais, de repouso e de distribuição da carga de treinamento.
É fundamental o controle dessas variáveis para que o adolescente, atleta ou não, possa usufruir de todos os benefícios que esse tipo de programa oferece para quem pratica.
A preocupação está ligada à crença de que a musculação pode afetar o crescimento através de lesões nas placas epifisárias – responsáveis nos ossos pelo crescimento.
Segundo o professor Hugo Tourinho Filho, especialista em programas de exercícios na infância e adolescência da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, o maior desafio é encontrar a idade biológica dos jovens, já que na adolescência é possível encontrar diferentes características corporais.

Vera Rocha
2025-09-16 21:29:12
Count answers
: 22
O que pode, de fato, comprometer o crescimento não é o exercício em si, mas sim a realização inadequada de treinamentos excessivos ou com cargas exageradas, sem a devida progressão e supervisão.
A musculação, quando bem orientada, pode atuar como um estímulo positivo nesse processo, favorecendo a formação de uma estrutura óssea mais resistente e contribuindo para a liberação de hormônios essenciais, como o hormônio do crescimento (GH) e a testosterona, ambos fundamentais para a construção de massa óssea e muscular.
A preocupação com a musculação impedir o crescimento tem sido um dos principais mitos associados a essa prática.
A musculação deve ser encarada como parte de um estilo de vida ativo e equilibrado, combinada com outras atividades físicas, como esportes e exercícios aeróbicos, que também são fundamentais para o desenvolvimento global da criança.
Quando realizada de maneira correta, a musculação pode ser uma aliada valiosa para o desenvolvimento, promovendo não apenas benefícios físicos, mas também psicológicos, como o aumento da autoconfiança, da disciplina e do bem-estar emocional.
A supervisão é fundamental para evitar erros posturais, sobrecargas inadequadas e impactos negativos no crescimento.

Pedro Teixeira
2025-09-16 20:34:45
Count answers
: 19
Várias alterações podem atrapalhar o crescimento de uma criança.
Distúrbios metabólicos, alterações hormonais, desnutrição, atividades físicas inadequadas, lesões das cartilagens de crescimento pós trauma ou infecções são algumas delas.
O ortopedista diz que pode ocorrer o caso do “crescimento lento”, quando a criança baixa o patamar na curva.
Ele conta que o principal motivo é a nutrição.
Seja por uma alimentação pobre em nutrientes ou por uma falha na absorção desses nutrientes pelo organismo.
O excesso de atividades físicas também pode levar a alterações fisiológicas e anatômicas.
Vivemos atualmente um aumento da obesidade infantil, que pode levar a inúmeros problemas ortopédicos.

Lucas Moura
2025-09-16 19:01:04
Count answers
: 17
O documento da SBP também traz alguns alertas. Os principais riscos dos esportes e das atividades físicas realizadas de forma inadequada — em desacordo com a idade, com o desenvolvimento motor e com o estado de saúde — são as lesões musculoesqueléticas e a disfunção menstrual. Cargas pesadas de treinamento, principalmente quando combinadas com dietas alimentares de baixa energia e distúrbios alimentares, atrasam os marcos da puberdade. Em atletas de esportes que não exigem controle rigoroso de peso, não foi documentado um impacto negativo no crescimento ou no desenvolvimento puberal. Uma revisão sistemática, que analisou o efeito do treinamento de força ou exercício de resistência sobre o crescimento longitudinal em crianças de 7 a 12 anos, concluiu que o treinamento de força não influencia negativamente no crescimento linear das crianças. De forma ampla, ao serem submetidos a exercício de resistência, meninos e meninas pré-adolescentes apresentam ganho de força muscular, sem hipertrofia muscular; ao passo que, após a puberdade há um aumento do crescimento muscular, por hipertrofia muscular real, mas sempre sem limitar o crescimento linear.

Yasmin Sousa
2025-09-16 18:21:43
Count answers
: 14
A maior preocupação em relação à academia para adolescentes é a premissa de que ela retarda o crescimento do jovem – o que não é verdade, desde que executado com cuidado.
Por ainda ser um corpo em desenvolvimento, o risco de lesões e o início da suplementação – pois os adolescentes começam a buscar um visual mais forte e atlético – podem ser motivos de questionamentos para os pais.
Por ainda ser um corpo em desenvolvimento, o ideal é que se inclua exercícios aeróbicos, como corridas, ciclismo, futebol, entre outros, para evitar lesões.
Com o aumento da massa magra e com os hormônios influenciando o organismo, os adolescentes que praticam musculação podem ganhar mais saúde, boa forma e confiança em si mesmos.
Como falamos anteriormente, a maior preocupação que se deve ter com adolescentes na academia é a intensidade do treino de força.
Isso porque, justamente por não terem toda a estrutura muscular e óssea totalmente desenvolvidas, o risco de lesão pode ser maior.
Read also
- Que intensidade de atividade física é recomendada?
- Qual é o melhor desporto para a saúde?
- Qual é a diferença entre exercício físico e atividade física?
- Como aumentar as pulsações?
- Quantas vezes devo fazer exercício físico por semana?
- O que é aptidão física e saúde?
- Qual é o desporto mais completo?
- Qual é o melhor desporto para o stress?
- Qual é o melhor desporto para a ansiedade?
- O que é ginástica?
- Quais são as recomendações de atividade física para crianças e jovens de 6 a 17 anos?
- Quais treinos para cardio?
- É bom treinar com 13 anos?
- Pode treinar com 14 anos?
- Qual a recomendação da OMS para cardio?
- Quais esportes ajudam a crescer na adolescência?
- O que fazer no ginásio para emagrecer?
- Quantos minutos de atividade física moderada a Organização Mundial da saúde (OMS) recomenda por semana para adultos?
- Como dar força ao coração?
- Qual é a fruta que protege o coração?