:

Qual é a fruta que protege o coração?

Francisco Neves
Francisco Neves
2025-10-16 11:21:23
Count answers : 21
0
Manter o coração saudável também passa por cuidar da alimentação. Entre os aliados naturais mais poderosos, estão as frutas. Ricas em nutrientes, fibras, antioxidantes e compostos bioativos, elas ajudam a manter o colesterol sob controle e a pressão equilibrada.
Henrique Barros
Henrique Barros
2025-10-07 16:01:27
Count answers : 17
0
As frutas têm o poder de melhorar a saúde do seu coração. Carregadas de nutrientes, podem ajudar a reduzir o seu colesterol e a pressão arterial, o que é benéfico para a saúde cardiovascular. 1. Laranja Esta favorita entre as frutas cítricas se destaca na categoria de benéficas para a saúde do coração, pois possuem poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, também podem auxiliar na melhoria da pressão sanguínea e na redução do risco de desenvolvimento de aterosclerose (enrijecimento das artérias). As laranjas, ainda, são uma fonte de potássio e fibras. 2. Maçãs As maçãs contêm fibras solúveis, do tipo que pode reduzir os tipos prejudiciais de colesterol. Também contêm polifenóis, conhecidos por seus efeitos antioxidantes, e podem ajudar a reduzir a pressão sanguínea. 3. Frutas vermelhas As frutas vermelhas, como mirtilos, amoras, framboesas ou morangos, são excelentes fontes de vitamina C e fibras. Nesse sentido, adotar uma dieta rica em fibras têm o potencial de ajudar a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas. 4. Mamão O mamão é uma fruta tropical que fornece nutrientes essenciais, podendo contribuir para um coração saudável. 5. Uvas As uvas são uma boa fonte de potássio, mineral que ajuda a equilibrar os fluidos do corpo, e pode ajudar a reduzir a pressão arterial elevada e diminuir o risco de doenças cardíacas e derrames. 6. Pêssegos Os pêssegos contêm substâncias com características antiobesidade e propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o colesterol prejudicial (LDL) associado a doenças cardiovasculares. 7. Damasco A fruta contribui para a regulação da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de hemoglobina, ao mesmo tempo em que combate a inflamação. 8. Melancia Por ser 95% água, essa fruta deliciosa contribui expressivamente para a hidratação corporal, o que por si só já é um benefício para circulação cardíaca. 9. Peras As peras contêm flavonoides valiosos que ajudam a melhorar a pressão arterial e os níveis de colesterol. 10. Cerejas As cerejas possuem uma alta concentração de antioxidantes, como os flavonoides, que desempenham um papel crucial na redução da inflamação e na defesa do coração contra os efeitos do estresse oxidativo.
Madalena Faria
Madalena Faria
2025-09-29 19:44:14
Count answers : 18
0
Maçã Rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia (níveis de açúcar no sangue), impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol. Diariamente, ingira entre cinco a seis porções de fruta. Além de uma excelente sobremesa, uma peça de fruta é um ótima opção para as refeições intermédias. Frutos vermelhos Ricos em antioxidantes, os frutos vermelhos contribuem para a eliminação de toxinas presentes no organismo, protegem-nos contra as infeções e contribuem de alguma forma na prevenção do envelhecimento prematuro.
André Batista
André Batista
2025-09-19 05:59:28
Count answers : 17
0
Entre o leque de benefícios, consta a contribuição para a prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto. A especialista frisa que essa “ação protetora” tem relação com a presença de ativos antioxidantes. O jambo contém fibras solúveis, que auxiliam no controle do colesterol e da glicemia, favorecendo a saúde do coração. De acordo com a especialista, esses efeitos associados à diminuição do colesterol, somados à leve ação anti-inflamatória, tornam o jambo uma “fruta interessante dentro de estratégias de prevenção cardiovascular e metabólica”. Na avaliação de Carla de Castro, o alimento “oferece uma combinação leve e benéfica do ponto de vista nutricional.”
Irina Mendes
Irina Mendes
2025-09-19 03:24:53
Count answers : 18
0
Por outro lado, o consumo de certos alimentos, e, especial determinadas frutas como uvas e mirtilos, pode ter efeitos positivos para a saúde cardíaca. Estima-se que uma dieta pobre em frutas seja o terceiro fator de risco mais importante para doenças cardiovasculares, depois da pressão alta e do fumo, diz o artigo. As evidências sustentam que várias frutas, como uvas, mirtilos, romã, maçã e abacate, por exemplo, apresentam propriedades protetoras cardiovasculares, acrescenta o artigo. Especificamente, a pesquisa revela que o consumo de uvas ou de produtos derivados de uvas poderia reduzir a incidência de DCV corrigendo a disfunção endotelial, diminuindo os lipídios do sangue, reduzindo a hipertensão, inibindo o estresse oxidativo, melhorando a função plaquetária, protegendo a função miocárdica, a antitrombose e resistindo à inflamação. O mirtilo, por sua vez, é uma fruta que contém flavonoides com alta capacidade cardioprotetora, incluindo propriedades antiaterogênicas, anti-inflamatórias, de redução da pressão arterial, de parâmetro oxidativo e de aumento da reatividade vascular. Enquanto isso, a casca, a semente e o suco da romã são ricos em antioxidantes e têm propriedades artero-protetoras e anti-hipertensivas potentes. Estudos epidemiológicos demonstraram que comer maçãs, uma das frutas mais consumidas no mundo, está associado a uma redução na ocorrência de doenças cardiovasculares. A maçã é uma importante fonte de fibras e contém antioxidantes, como a vitamina C e os polifenóis dietéticos. O consumo dessa fruta também pode ser útil na redução do colesterol. O abacate é mais um a figurar na lista do artigo científico da Nutrients. A fruta tropical contém compostos lipofílicos, ou seja, ácidos graxos monoinsaturados (MUFA), polifenóis, carotenoides, vitamina E, fitoesteróis e esqualeno, que foram reconhecidos por suas propriedades redutoras de colesterol. Outras frutas com efeitos cardioprotetores mencionadas pelo artigo de 2017 são manga, cereja, açaí, framboesa preta, amora, kiwi e maracujá amarelo.