Natação além de ensinar os adolescentes a nadarem e desenvolverem independência, a natação traz benefícios como o fortalecimento da capacidade respiratória e do aumento da oxigenação do cérebro e da resistência física.
A corrida é um exercício completo para quem quer melhorar o sistema cardiovascular, respiratório e ainda emagrecer.
Artes marciais e lutas ensinam técnicas de defesa, promovem a disciplina, combatem a obesidade, otimizam a coordenação motora, aumentam a força e o condicionamento físico, além de melhores questões como flexibilidade, autocontrole e sentido de alerta.
Esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e até mesmo atletismo e ginástica artística são ótimos para serem praticados na adolescência, pois trazem benefícios como desenvolvimento da coordenação motora e aprimoramento das habilidades cognitivas e trabalho dos pontos de coordenação, equilíbrio, força e competitividade.
Danças ajudam a queimar calorias, trabalham o ritmo, a coordenação, a flexibilidade, o fôlego, o equilíbrio, a postura, a comunicação e a autoestima.
A musculação é a atividade física para adolescentes que mais gera dúvidas, pois há o mito de que malhar os músculos influencia negativamente no crescimento corporal.
Peitoral: supino reto, supino inclinado, supino com halteres, supino inclinado com halteres, flyes, Costas: remada com barra, remada com halteres, pull down, Ombros: desenvolvimento sentado com halteres, elevação lateral, arnold press, Quadríceps: agachamento, leg press, avanço, agachamento búlgado, agachamento sumô.
Isquiotibiais (posteriores): levantamento terra, flexão de perna deitado ou no banco, Tríceps: mergulho no banco, extensões de tríceps, rosca testa, coice, Bíceps: rosca direta com halteres, rosca martelo, rosca direta na barra W.