:

Pode tomar creatina com 13 anos?

Benjamim Sá
Benjamim Sá
2025-07-26 16:22:17
Count answers : 14
0
A creatina é considerada segura para adolescentes que treinam esportes de alta intensidade — desde que bem orientados por um médico ou nutricionista capaz de avaliar riscos e benefícios individuais. É importante garantir que o suplemento não substitua uma alimentação equilibrada e que os jovens estejam praticando atividades físicas regularmente. No entanto, ainda que possa oferecer benefícios ergogênicos — ou seja, capazes de melhorar o desempenho —, a segurança a longo prazo nesse público ainda carece de mais pesquisas e por isso seu uso exige cautela. Assim como qualquer suplemento, seu uso não deve ser feito de forma indiscriminada. Antes de mais nada, é preciso consultar um médico ou nutricionista. Esses profissionais vão avaliar a real necessidade do uso, a dose recomendada e possíveis contraindicações, além de monitorar potenciais efeitos adversos.
Paulo Anjos
Paulo Anjos
2025-07-17 19:07:07
Count answers : 13
0
A resposta é SIM. A creatina demonstrou ser um recurso ergogênico favorável também para adolescentes praticantes de esportes, proporcionando maior adaptabilidade aos treinamentos através do aumento do ganho de força e massa muscular. Lembrando que a ingestão de todo suplemento deve ser avaliada por um profissional de acordo com o objetivo e necessidade de cada paciente.
Melissa Leite
Melissa Leite
2025-07-10 12:50:41
Count answers : 11
0
Não existe nenhuma contraindicação para suplementos em adolescentes, porém, qualquer tipo de suplementação alimentar deve ser recomendado por um nutricionista, nutrólogo ou médico do esporte. Serão esses profissionais que irão avaliar se é realmente necessário que um adolescente, ainda em fase de formação esportiva, precise fazer uso de recursos artificiais para a melhora do desempenho. Isso porque, no geral, uma alimentação balanceada, com os nutrientes necessários, já é suficiente para uma boa performance nas atividades físicas. Alguns estudos mostram que a ingestão diária de cerca de 5 gramas, em média, por dia é o suficiente para obter os ganhos de massa muscular e peso corporal. Já a Anvisa indica que o consumo de creatina acima de 3 g ao dia pode ser prejudicial à saúde. Segundo um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, os principais possíveis efeitos de uma superdosagem do suplemento são: desidratação, ganho de peso por retenção de líquidos, enjoo, diarreia e tontura.