Como dar um feedback de avaliação de desempenho?

Débora Pinheiro
2025-07-10 19:05:51
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O feedback, geralmente, está entre as etapas finais do processo de avaliação de desempenho e é uma de suas etapas mais importantes.
As empresas preocupadas com o crescimento profissional dos seus empregados dão um retorno sobre a performance deles de duas maneiras: reconhecendo o trabalho bem-feito e abrindo espaço para autocrítica sobre os pontos a serem melhorados.
Ele permite que o profissional ou grupo avaliado entenda o que vem fazendo corretamente, os pontos a ser melhorados e maneiras práticas de implementar as melhorias necessárias.
Uma prática comum para dar o feedback após a avaliação de desempenho é uma reunião individual com o líder e a pessoa avaliada, ou entre um profissional de RH e o líder avaliado.
Nessa reunião, é possível apresentar detalhes sobre a avaliação e os pontos de melhoria identificados e desenvolver, em conjunto, um plano de ação para gerar as mudanças necessárias.
O retorno positivo é dado para reconhecer um desempenho positivo no trabalho de um profissional de alta performance que alcançou ou superou as expectativas propostas, e o seu objetivo é motivar e reconhecer as realizações da pessoa avaliada.
Já o feedback construtivo, que alguns empregados podem considerar negativo, é aquele usado para ajudar a pessoa avaliada a monitorar e corrigir algo em seu desempenho.
Geralmente, o feedback construtivo aponta exatamente quais foram os pontos positivos e negativos identificados, sem levar as afirmações para o lado pessoal.
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