Qual o objetivo do feedback na avaliação de desempenho?

Francisca Abreu
2025-07-10 18:24:13
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O feedback permite que o profissional ou grupo avaliado entenda o que vem fazendo corretamente, os pontos a serem melhorados e maneiras práticas de implementar as melhorias necessárias.
O retorno positivo é dado para reconhecer um desempenho positivo no trabalho de um profissional de alta performance que alcançou ou superou as expectativas propostas, e o seu objetivo é motivar e reconhecer as realizações da pessoa avaliada.
Já o feedback construtivo, que alguns empregados podem considerar negativo, é aquele usado para ajudar a pessoa avaliada a monitorar e corrigir algo em seu desempenho.
Ao medir o sucesso no trabalho e entender as oportunidades de mudança, os empregados avaliados ganham uma direção objetiva a partir dos indicadores da avaliação de desempenho.
Além disso, o feedback é um fator de motivação no trabalho, já que permite que as pessoas avaliadas entendam seus pontos fortes e fracos, e foquem no que é importante.
Por fim, quando o feedback é dado a um departamento ou grupo de pessoas, ele estimula o engajamento da equipe, que tem a oportunidade para comunicar as suas necessidades, podendo alinhar os objetivos de cada membro.
Dessa forma, ao focar na motivação, no engajamento e no direcionamento de profissionais, o feedback pode melhorar o desempenho dos envolvidos.
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