O que comer quando se faz natação?

Irina Gomes
2025-07-31 01:23:36
Count answers
: 23
Para obter grandes resultados dentro e fora da piscina é essencial se alimentar corretamente antes e depois da atividade física. É ideal se alimentar em intervalos de 3 a 4 horas. Outro ponto importante é incluir os carboidratos, proteínas e lipídeos no dia a dia, um bom nadador deve conter pães, cereais, arroz, massa, frutas, vegetais e bolos doces. Isso corresponde a 60% de calorias e carboidratos necessários para o fortalecimento dos músculos e força na hora da natação. Uma hora antes da natação, prefira consumir carboidratos. A quantidade ideal é de 300 a 500 gramas diários. Torradas de pão, um copo de suco ou uma fatia de bolo, por exemplo. Não esquecer que ingerir comidas leves é essencial para a boa digestão. Importante ressaltar que não se pode entrar na piscina de estômago vazio. Ficar sem se alimentar pode prejudicar seu rendimento no esporte ou até desencadear problemas de saúde. Pelo menos uma fruta, um iogurte ou uma barra de cereal, antes de entrar na piscina, já ajudam.

Nádia Borges
2025-07-27 05:10:58
Count answers
: 20
ANTES DA NATAÇÃO
Banana Rica em potássio e carboidratos simples, a banana é uma ótima opção de alimento para o pré-treino de natação.
Pão integral Os pães integrais são ótimas fontes de fibras e cereais e consumi-los antes da natação pode ser fundamental para que o seu organismo libere energia de forma mais lenta e, assim, você consiga manter o seu desempenho durante toda a aula.
Batata doceA batata doce é um dos alimentos mais famosos do pré-treino e é claro que o seu consumo é indicado também para aqueles minutos antes da prática da natação.
Aveia A aveia é muito nutritiva e tem um alto poder de saciedade, o que evita que bata aquela fominha durante o treino de natação.
DEPOIS DA NATAÇÃO
Líquidos Durante a prática de atividades físicas é normal que o corpo elimine o suor, ou seja, a água do corpo.
PeixesA carne de peixe é uma importante fonte de proteína e, depois de uma aula de natação, pode ser uma aliada na recuperação das fibras musculares – sem falar que ela pode ajudar, até mesmo, o corpo a ter mais força no próximo treino.
OvoRico em proteínas e minerais essenciais, o ovo ajuda os músculos a se recuperarem depois dos exercícios realizados durante a natação.
AbacateO abacate está em alta e se ele ainda não faz parte da sua rotina alimentar, vale a pena consumi-lo, principalmente após a natação.
CastanhasAs castanhas são fonte de energia e gordura boa, por isso, elas são grandes aliadas do processo de recuperação do organismo após uma intensa aula de natação.

Sofia Torres
2025-07-16 17:28:35
Count answers
: 16
Saber o que comer depois da natação é tão importante quanto o que vem antes, visto que o nado é uma atividade que trabalha todos os músculos, consumir algo ao menos 30 minutos após a prática é fundamental tanto para repor energias como para ajudar no desenvolvimento do corpo, caso a natação seja uma opção fitness para você.
Os alimentos devem ser ricos em carboidratos e proteínas, além de uma fonte de fluídos, alguns exemplos são: Sanduíche de frios com salada; Cereais como granola com frutas e iogurte; Barras de cereais; Castanhas; Frutas e sucos de frutas; Bebidas esportivas e bebidas isotônicas.
No entanto, vale salientar que uma refeição completa e balanceada deve ser consumida em um intervalo de 2 a 4 horas, como um mingau de aveia com passas e maçã ralada, por exemplo.
Lembre-se de nunca praticar natação de estômago vazio e sem energias, sempre coma algo, de preferência leve.
Além disso, os riscos de desidratação durante atividade aquática também existe, logo, lembre-se se reidratar.
Deixar uma garrafa com água à beira da piscina é uma boa dica.

Letícia Nunes
2025-07-16 17:26:43
Count answers
: 20
Uma hora antes da natação, prefira consumir carboidratos.
A quantidade ideal é de 300 a 500 gramas diários.
Opte por frutas de fácil digestão e ricas em carboidratos, como bananas, maçãs ou frutas cítricas.
Essas opções fornecem energia rápida para impulsionar o desempenho sem sobrecarregar o sistema digestivo.
Escolha alimentos de baixo teor de gordura e ricos em carboidratos complexos, como uma pequena porção de arroz integral ou massas integrais com proteínas magras, como peito de frango grelhado ou peixe.
Para uma opção rápida e conveniente, as barras de cereais oferecem um impulso de energia facilmente digerível.
Opte por aquelas com baixo teor de açúcar e ricas em fibras para sustentar o seu treino.
Porém, para estes e também para quem busca perder peso, as proteínas são a melhor escolha.
Entre as fontes estão: ovos, carnes, peixes e iogurtes.
Afinal de contas, as proteínas ajudam a recuperar os tecidos musculares.
Escolha fontes magras de proteínas, como peixes, frango ou ovos, para auxiliar na recuperação muscular.
Combine-os com carboidratos de absorção lenta, como quinoa ou arroz integral, para restaurar os níveis de energia de forma gradual e sustentada.
Aposte em fontes de carboidratos de qualidade, como batata-doce, que fornecem energia duradoura e ajudam na restauração do glicogênio muscular.
Acompanhe com vegetais ricos em nutrientes para aumentar a ingestão de vitaminas e minerais essenciais para a recuperação.