Quais são os sintomas de problemas no sistema linfático?

Bernardo Torres
2025-07-28 06:02:07
Count answers
: 15
O sistema linfático pode não realizar sua função adequadamente devido a Bloqueio (obstrução): a obstrução do sistema linfático resulta em acúmulo de líquido (linfedema).
A obstrução pode resultar de tecido cicatricial que surge quando os vasos ou nódulos linfáticos são danificados ou retirados durante uma cirurgia, por radioterapia, por lesão ou, em países tropicais, por infecção por um nemátodo (filaríase) que bloqueia os dutos linfáticos.
Infecção: uma infecção pode causar inchaço dos linfonodos porque estes ficam inflamados.
Às vezes, os próprios linfonodos podem ficar infeccionados (linfadenite) por organismos que se espalham pelo sistema linfático a partir do local de infecção original.
Câncer: Tipos de câncer dos glóbulos brancos, como linfoma, podem se desenvolver nos linfonodos, e tumores em outros órgãos podem se espalhar (formar metástase) atingindo linfonodos próximos ao tumor.
Os tipos de câncer nos linfonodos podem interferir no fluxo de líquido linfático pelo nódulo.
Os tipos de câncer em outras áreas podem bloquear os dutos linfáticos.
Linfangiossarcoma é um tumor muito raro que pode se desenvolver nas células do sistema linfático.

Bernardo Sousa
2025-07-25 18:06:14
Count answers
: 11
O sistema linfático não consegue cumprir seu papel por falta de estrutura suficiente para dar conta do fluxo que seria considerado normal. Há algum tipo de interrupção no sistema linfático. O linfedema pode acometer diferentes áreas do corpo humano. As pernas são a região mais afetada pelo linfedema. De acordo com estudos, até 92% dos casos de linfedema primário acometem os membros inferiores. O linfedema costuma se manifestar de forma bastante individualizada. O linfedema localizado no braço é o mais frequente entre as pacientes que passaram por tratamento de câncer na mama. O linfedema possui diversos tipos de tratamento, segundo o tipo e condição do paciente. Certamente é um importante coadjuvante na terapia. Caso você observe o surgimento de um ou mais sintomas procure auxílio médico imediatamente.

Vicente Domingues
2025-07-12 23:13:13
Count answers
: 15
A linfangite se apresenta como estrias irregulares avermelhadas e dolorosas sob a pele, estendendo-se do local da lesão, ou porta de entrada, até o gânglio regional acometido, podendo vir acompanhada de sintomas gerais como febre, calafrios, perda do apetite, mal-estar, cefaleia e dores musculares.
É uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo de líquido e por alterações fibróticas na área afetada, sendo essas alterações causadas por insuficiência da drenagem linfática.
Manifesta-se por edema (inchaço), que atinge mais frequentemente os braços ou as pernas, acompanhada muitas vezes por sensação de endurecimento, limitação do movimento, desconforto e infecções recorrentes.
Pode, de forma menos frequente, acometer outras regiões como: tórax, cabeça, pescoço e genitália.

Luísa Melo
2025-07-12 18:56:47
Count answers
: 21
Os sintomas mais comuns são: Linfonodomegalia, perda de peso significativa, fadiga e fraqueza, coceira intensa e persistente na pele, sem erupções cutâneas, tosse e falta de ar, febre diária e persistente por mais de duas semanas, aumento considerável da sudorese noturna.
É importante destacar que, mesmo sendo um sintoma típico do linfoma, o aumento dos gânglios pode estar relacionado a outros tipos de problemas de saúde, como algumas infecções.
Nesses casos, o inchaço costuma ser abrupto e provocar dor.
No câncer, por outro lado, a linfonodomegalia aumenta de forma contínua e gradativa.
O sintoma pode perdurar por semanas e se manifestar em várias regiões do corpo ao mesmo tempo.
Read also
- O que comer para melhorar o sistema linfático?
- O que é bom para limpar o sistema linfático?
- Como posso ativar meu sistema linfático?
- O que prejudica o sistema linfático?
- Como posso melhorar minha circulação linfática?
- Quais alimentos pioram o linfedema?
- O que tomar para desinflamar linfonodos?
- Como posso desobstruir os vasos linfáticos?
- Quais são as doenças que afetam o sistema linfático?
- O que sobrecarrega o sistema linfático?
- Como posso desobstruir vasos linfáticos?
- Como saber se meu sistema linfático está funcionando?
- Como saber se o sistema linfático está inflamado?