:

O que significa tempo médio de espera?

Yasmin Soares
Yasmin Soares
2025-05-27 14:49:51
Count answers: 2
O tempo médio de espera (TME) é considerado um dos mais críticos indicadores de atendimento ao cliente, pois ele mede quanto tempo os clientes ficam em média aguardando para serem atendidos, independentemente se é uma chamada pelo telefone, e-mail ou chat online. Com certeza você já deve ter ligado para algum Serviço de Atendimento ao Cliente e se deparado com uma gravação informando que “nosso tempo de espera é de X minutos…” e a partir dessa informação decidiu continuaria ou desistiria do chamado. Se essa métrica, aumenta, significa muita gente esperando para ser atendido, se possui um valor baixo, indica que os usuários são atendidos de uma vez. Quem usa esse métrica, estipula um valor aceitável de espera para alguém ser atendido. O tempo médio de espera aceitável na fila varia de acordo com a indústria, o tipo de cliente e os motivos pelos quais as chamadas estão chegando. TME é uma tradução de uma métrica conhecida no exterior como Average time waiting for call to be answered. Ninguém quer perder tempo esperando em uma fila.