A uva é rica em fibras, que proporcionam diversos benefícios para o sistema digestivo.
Para quem sofre com a prisão de ventre, as fibras presentes nas uvas ajudam a reter uma quantidade maior de líquidos, que aliado à grande quantidade de água presente na fruta, produzem fezes mais macias e volumosas.
Além disso, as fibras aceleram a passagem das fezes pelos intestinos.
Por outro lado, quando o limite diário do consumo de fibras é ultrapassado, por meio do consumo em excesso de alimentos que servem como fonte do nutriente, como é o caso da uva, isso apresenta o risco de soltar demais o intestino, podendo resultar em um quadro de diarreia.
Quando uma pessoa consome muitas fibras em um período curto de tempo, sem uma hidratação adequada, em vez de aliviar o intestino preso, o quadro de prisão de ventre pode ser agravado.
Outros efeitos indesejáveis atribuídos à ingestão exagerada das fibras são a baixa qualidade na absorção de minerais e problemas abdominais como gases, inchaço e cólicas.
Na quantidade certa, as fibras beneficiam a saúde do nosso sistema digestivo.
Porém, ao consumir alimentos fontes de fibras para ajudar a amenizar o intestino preso é necessário certificar-se que a ingestão de água também seja feita, para evitar a constipação, e ressecamento do intestino.
Portanto, para não ter problemas intestinais com a uva, a orientação é não exagerar na ingestão do alimento e consumir a fruta em quantidades moderadas.