O potássio alto é uma condição onde os níveis deste mineral estão elevados no sangue, que pode ser causado por insuficiência renal, diabetes e uso de medicamentos para controlar a pressão arterial, por exemplo.
Também conhecido como hipercalemia, o potássio alto pode causar fraqueza muscular, alteração dos batimentos cardíacos e, em casos mais graves, parada cardíaca.
Os sintomas de potássio alto no sangue incluem: Fraqueza muscular; Alteração dos batimentos do coração; Dor abdominal; Dormência ou formigamento; Náuseas.
Já em casos de níveis muito elevados de potássio no sangue, a pessoa pode apresentar falta de ar, paralisia muscular, dor no peito e parada cardiorespiratória.
Muitas pessoas não apresentam sintomas em casos de potássio alto leve a moderado.
O potássio é considerado alto quando seus níveis estão acima de 5,0 a 5,5 mEq/L.
As possíveis causas de potássio alto no sangue são: Insuficiência renal; Cetoacidose diabética; Insuficiência cardíaca; Desidratação; Rabdomiólise; Sepse; Aumento da ingestão de potássio; Transfusão sanguínea frequente; Além disso, alguns medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroidais, heparina, quimioterápicos, diuréticos e betabloqueadores, também podem causar o potássio alto.
O tratamento do potássio alto no sangue pode ser feito com a diminuição na ingestão de alimentos ricos neste mineral e com o uso de medicamentos diuréticos, que devem ser prescritos pelo médico.
Conforme a causa, os sintomas e o nível deste mineral no sangue, o tratamento do potássio alto inclui: Dieta pobre em potássio, evitando alimentos como castanhas, abacate e banana; Medicamentos diuréticos, conforme a indicação do médico, para ajudar a eliminar o excesso de potássio pela urina; Internação, para realização de hemodiálise, administração de diuréticos, cálcio ou de glicose e insulina por via intravenosa, em casos graves de potássio alto.
Além disso, o médico também pode recomendar a interrupção ou diminuição dos suplementos de potássio e de alguns medicamentos.