:

O que é gamificação em treinamento?

Camila Lima
Camila Lima
2025-05-30 11:19:29
Count answers: 3
A gamificação consiste na aplicação de mecanismos e dinâmicas dos jogos em outros âmbitos para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica. A palavra gamificação provém da palavra inglesa game (jogo) e consiste na aplicação dos mecanismos e dinâmicas dos jogos no âmbito educativo-profissional para motivar e ensinar de forma lúdica. A gamificação é uma interessante ferramenta para despertar o interesse dos alunos. Diante deste cenário, a gamificação (também conhecida como ludificação) se apresenta como uma interessante ferramenta para despertar o interesse dos alunos, promovendo a aprendizagem ativa por meio da transformação de uma atividade rotineira e pouco atrativa numa outra que seja dinâmica e estimulante. Entre os principais objetivos da gamificação se destacam: Tornar mais divertido o processo de aprendizagem. Aumentar a motivação do aluno. Promover a proatividade no estudo. Incentivar o aluno por meio de recompensas. Otimizar a eficiência do processo de aprendizagem. A ludificação usa mecanismos extrapolados dos jogos para motivar os usuários. É a forma de recompensar o usuário em função de seus êxitos através de, por exemplo: Pontos e rankings Atribuem-se pontos por atingir os objetivos e estes se acumulam para fomentar a competição. Ascensão de níveis Estes limites permitem que o usuário ascenda a um nível superior em função de sua evolução. Prêmios e presentes Troféus, recompensas emocionais ou presentes são dados por conseguir determinadas conquistas. Desafios e missões São desafios individuais ou em equipe destinados a reforçar o envolvimento e o sentido de pertencer. A gamificação não é uma exclusividade do campo educativo. Nos últimos anos, cada vez mais empresas a têm utilizado não só para melhorar os processos de formação e treinamento, mas também para fomentar a motivação e a competitividade entre seus colaboradores, facilitar a integração dos novos trabalhadores ou realizar simulações do processo de negócio. Entre as ferramentas de gamificação usadas no âmbito corporativo cabe mencionar, por exemplo: uLearn Play: Aplicativo de perguntas e respostas destinado a melhorar a experiência de aprendizagem dos funcionários, reforçar os valores e a cultura corporativa, aumentar o rendimento e o trabalho em equipe e promover a participação e conhecimento em atividades de treinemento. Badgeville: além de promover a lealdade e a participação dos clientes, pode ser utilizado para motivar os funcionários, fortalecer sua colaboração e fomentar a produtividade, guiando seus principais comportamentos.