Hidroginástica é uma excelente opção para o público de mais idade, pois permite realizar os movimentos sem impacto nas articulações e tendões.
Andar de bicicleta é outro exercício bastante benéfico para idosos.
A bicicleta ergométrica ajuda a baixar a pressão arterial e aliviar dores provocadas pela artrite, fortalece os músculos das pernas e abdômen e as articulações dos joelhos, tornozelos e quadril.
Outra atividade bastante indicada para a terceira idade é o pilates, pois contempla exercícios de baixo impacto, que trabalham músculos específicos a cada necessidade, melhorando a coordenação e o condicionamento cardiovascular.
A caminhada é outro exercício bastante recomendado para idosos, pois promove o convívio social, fortalece músculos e articulações e melhora o ritmo cardíaco.
É importante começar em trajetos mais curtos e ir aumentando a distância aos poucos, além de não esquecer de alongar o corpo antes e depois da atividade.
O ideal é buscar um terreno plano e sem muitos obstáculos, optar por um calçado confortável e com amortecimento, manter sempre o mesmo ritmo, andando um pouco mais rápido do que você costuma andar normalmente.
A prática de exercícios físicos na terceira idade traz benefícios como reduzir dores nas articulações e sintomas de doenças.
Exercícios para idosos promovem mais mobilidade e evitam acidentes e ajudam a melhorar a resistência e a função do sistema imunológico.
É indicado realizar exercícios com regularidade para preservar a saúde,
Melhorar a flexibilidade e a longevidade.