:

O que Paulo Freire fala sobre a relação professor-aluno?

Adriana Fonseca
Adriana Fonseca
2025-06-07 19:11:09
Count answers: 4
O bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Paulo Freire afirma que a relação entre professor e aluno se caracteriza em um sistema horizontal de respeito e intercomunicação. Apenas dessa forma o professor poderá realizar seu trabalho e realmente fazer uma mudança na aprendizagem e na vida de seus alunos. Paulo Freire também fala sobre a afetividade, que, em sua opinião, é o fator fundamental para que se crie uma boa relacionamento entre professor e aluno. É através da afetividade e da boa relação que o professor poderá criar a autoridade sobre sua turma e alunos. Freire crê também que o diálogo é a melhor forma de se resolver qualquer problema e situação junto aos alunos. É com o diálogo que esse sentimento de respeito e autoridade se faz possível no ambiente escolar.
Renata Araújo
Renata Araújo
2025-06-07 18:51:15
Count answers: 3
A relação professor-aluno deve ser aberta e dialógica. O fundamental é que professor e alunos saibam que a postura deles, do professor e dos alunos, é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, enquanto fala, ou enquanto ouve. O que importa é que professor e alunos se assumam epistemologicamente curiosos. Segundo Freire, o processo educativo deve ser uma troca contínua, onde tanto professores quanto alunos são curiosos e ativos, questionando e construindo conhecimento juntos. Nesse sentido, o professor precisa buscar trabalhar no aluno a sua capacidade crítica e autônoma, estimulando que ele se liberte através dos conhecimentos adquiridos e utilize-os para tomar decisões e participar ativamente da sociedade. O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.
Salvador Amaral
Salvador Amaral
2025-06-07 17:31:15
Count answers: 4
O bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas. Paulo Freire afirma que a relação entre professor e aluno se caracteriza em um sistema horizontal de respeito e intercomunicação. O autor enfatiza essa relação de respeito que tem de ser criada entre professor e aluno. Apenas dessa forma o professor poderá realizar seu trabalho e realmente fazer uma mudança na aprendizagem e na vida de seus alunos. Paulo Freire também fala sobre a afetividade, que, em sua opinião, é o fator fundamental para que se crie uma boa relação entre professor e aluno. Claro que essa afetividade deve ser dada em certa proporção para que os papéis de professor e aluno não se confundam. É através da afetividade e da boa relação que o professor poderá criar a autoridade sobre sua turma e alunos. Freire crê também que o diálogo é a melhor forma de se resolver qualquer problema e situação junto aos alunos. É com o diálogo que esse sentimento de respeito e autoridade se faz possível no ambiente escolar.
Miguel Pires
Miguel Pires
2025-06-07 14:42:15
Count answers: 6
Professor e aluno devem vivenciar a liberdade com relação à autoridade do professor, sendo ela absolutamente necessária para o desenvolvimento da liberdade dos alunos, porém, afirma que sem os limites do professor e da professora, os alunos e alunas não podem saber. Nessa relação de ensino-aprendizagem, educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina e o educador ensina e aprende com o outro. Assim, em uma escola, todos são educadores e educandos. O professor deve exercer a prática docente para que os alunos tenham autonomia para aprender sem pressões. É preciso desenvolver o amor, o carinho, o respeito com os educandos e a forma como os tratamos.