Qual o melhor exercício para quem já passou dos 60 anos?

Patrícia Morais
2025-09-18 05:22:28
Count answers
: 20
A prática de uma atividade física ocorra ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde.
A prática é recomendada ao longo da semana para ter benefícios substanciais à saúde.
Os preferidos dos idosos são caminhadas, musculação, dança, pilates e hidroginástica.
Atividades físicas recomendadas para idosos Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos.
Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil para não causar lesões.
Natação Hidroginástica Caminhada Alongamento Musculação Dança Pilates Dança

Renato Leite
2025-09-18 04:37:52
Count answers
: 12
A partir do 45 anos, nós perdemos massa muscular e, consequentemente, força.
Para frear ou pelo menos amenizar o processo, é fundamental investir em treinos de força.
Sempre aliados a exercícios aeróbicos que ajudam a viver mais e melhor.
Atividades como caminhada, natação e ciclismo.
Exercícios resistidos com carga, como a musculação.
O aumento de carga deve ser ainda mais gradual e o idoso não precisa executar tantas repetições.
O acompanhamento de um educador físico é fundamental já que as chances de lesão são maiores.
Um erro muito comum para quem treina sem orientação, é trabalhar a mesma musculatura em exercícios diferentes e, assim, sobrecarregá-la, tornando-a mais suscetível a lesões.

Benedita Pacheco
2025-09-18 02:51:54
Count answers
: 16
A prática constante de atividade física é benéfica em todas as partes da vida, especialmente para quem já passou dos 60, pois ajuda no controle de doenças crônicas e de fatores de risco para câncer, diabetes e hipertensão, dizem os especialistas. O professor de educação física Marcio Atalla recomenda aos idosos que invistam em fortalecimento muscular, como musculação ou pilates - especialmente depois dos 65 anos -, que ajuda na resistência das pernas e pode diminuir o risco de quedas e fratura no fêmur. O ortopedista Cesar Janovsky, do Hospital Santa Catarina, diz que o fortalecimento muscular é obrigatório para o idoso, por ser o mais simples e efetivo de se praticar. Cesar aponta que, caso o idoso ou idosa que tenha problemas nos joelhos, é necessário fazer fortalecimento muscular em vez de caminhar ou correr - atividades que podem ser boas para o coração, mas péssimas para a saúde das articulações. Para quem não gosta do ambiente da academia, é possível experimentar pilates, eletroestimulação de corpo inteiro. Para quem gosta de treinos aeróbicos, pode pedalar, fazer natação, hidroginástica ou dança, que estimulam a sociabilidade, outro fator importante para uma vida longeva e saudável.