Como posso fazer a dinâmica do abraço?

Fábio Loureiro
2025-09-25 15:21:25
Count answers
: 22
O principal diferencial é em como o abraço será feito ao longo do dia, com dinâmicas e pequenas brincadeiras.
Elas podem ser adaptadas de acordo com a idade dos estudantes.
Veja uma seleção de ideias para te inspirar:
Camisa do abraço: os alunos pintam as mãos com tinta e deixam a marca do abraço nas costas de uma camiseta branca, que será usada por um colega;
Mural de abraços: cada aluno escreve o nome de alguém que gostaria de abraçar e o porquê.
Juntos, montem um grande mural coletivo de carinho na sala;
Releituras de obras de arte: apresente obras de arte que mostrem abraços e incentive os alunos a recriarem as cenas, ou mostrarem as suas próprias representações visuais sobre o ato de abraçar;
Correio do abraço: é um correio elegante, mas com mensagens de carinho entre alunos e professores.
As cartinhas logicamente são entregues com um abraço!
Sessão de fotos: Crie molduras decoradas para registrar fotos dos abraços entre os colegas da turma;
Sessão de histórias: para os alunos dos anos iniciais, separe um momento para ler livros infantis sobre carinho e empatia.
Há muitas opções que falam especialmente sobre os abraços;
Teatro e apresentações: para as turmas dos primeiros anos, monte apresentações rápidas de teatro.
Divida a turma em grupos e apresente o dilema: “o que um porco-espinho pode fazer para ganhar um abraço sem machucar os outros?”.
Cada grupo deve elaborar e encenar uma solução!
Abraçando quem precisa: tente imaginar com a turma quem mais precisa de um abraço hoje.
Pode ser qualquer grupo, como pacientes de um hospital ou pessoas que estão em um lar para idosos.
Definam um grupo e marquem uma visita para levar um pouco de carinho;
Abraço das cores: Sorteie vários cartões coloridos para a turma, mas tente não deixar ninguém ver a cor que os colegas escolheram.
Depois, revele a dinâmica: cada cartão representa um sentimento e quem tem cartões da mesma cor deve se abraçar.
Em seguida, os alunos podem presentear os colegas com os cartões, para mudar as duplas.