Sou obrigada a pagar multa por cancelamento de contrato?

Joana Cruz
2025-05-20 12:17:16
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Cobrança de multa, é permitida?
Sim, desde que a multa compensatória não seja superior a 10% do valor restante para encerramento do contrato.
Se não, ela se torna uma cobrança abusiva.
A pessoa consumidora tem direito a rescindir o contrato sem pagar multa, mesmo estando dentro do período de fidelidade, quando:
Cancelamento devido à má qualidade na prestação do serviço.
Não tiver conhecimento prévio da condição de fidelidade e multa imposta.
Não for demonstrado o benefício garantido ao consumidor pela fidelização do contrato.
O consumidor não tem mais condição de pagar pelo serviço (neste caso, depende de aceitação pela empresa).
A pessoa consumidora tem direito a rescindir o contrato sem pagar multa, mesmo estando dentro do período de fidelidade.
O fornecedor impõe um prazo mínimo para a continuidade dos serviços, conhecido como prazo de fidelidade, e cobra uma multa quando o cancelamento é solicitado antes do fim desse período.
Contudo, essa cobrança deve ser proporcional ao tempo que falta de vigência da fidelização e ao valor do serviço, cujos cálculos devem estar previstos em contrato.
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