Quais os tipos de avaliações existentes para um planejamento de treino?

Micael Domingues
2025-06-18 16:53:00
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Principais tipos de avaliação física Anamnese – Ideal para conhecer os hábitos gerais do aluno, assim como possíveis doenças hereditárias.
A anamnese também serve para identificar lesões musculares, articulares, e fatores emocionais, como ansiedade, por exemplo.
Capacidade cardiorrespiratória – Um dos meios mais populares de realizar essa avaliação física é através do teste de queen’s college.
Esse também é o momento para determinar os limites de treinamento e verificar a pressão arterial durante o esforço.
Avaliação antropométrica – Muito comum nas academias, essa avaliação coleta dados como peso, altura, índice de massa corpórea (IMC), percentual de gordura e quantidade de massa muscular.
Ela é feita no início e durante todo o período do aluno na academia.
Avaliação neuromotora – Ideal para identificar flexibilidade, força, resistência muscular e amplitude dos movimentos do aluno.
Os exercícios mais comuns nessa avaliação são flexões de braço e abdominais.
Avaliação postural – O objetivo é diagnosticar possíveis alterações na postura do aluno que podem interferir na prática correta dos exercícios demandados.
A avaliação postural busca desvios como lordose, escoliose, cifose, entre outros.
Avaliação nutricional – Deve ser feita com o apoio e aval de um nutricionista.
A avaliação nutricional investiga mais profundamente os hábitos alimentares do aluno, assim como cria um cardápio ideal para o aluno começar a seguir dali em diante.
Como dito anteriormente, é por meio dos dados coletados nos tipos de avaliação física que o professor ou coach vai prescrever os melhores exercícios, de acordo com a individualidade de cada aluno.
Dessa forma, além de entender melhor quais são as necessidades do aluno, você também oferece um serviço mais completo e focado em desenvolver as melhores habilidades do aluno.
Através da avaliação física é possível saber se o treino está surtindo efeito, se é necessário fazer mudanças nos exercícios ou na alimentação do aluno.