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Como dizer que o treinamento foi bom?

Filipe Alves
Filipe Alves
2025-06-18 23:40:45
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Avaliar se um treinamento foi eficaz é entender se as pessoas atingiram o Ponto B. Um treinamento é um processo que leva as pessoas de um Ponto A a um Ponto B. Antes do treinamento, as pessoas têm um nível de competência e conseguem desempenhar suas funções de um jeito. Esse é o Ponto A. Avaliar se um treinamento foi eficaz é entender se as pessoas saíram do Ponto A e chegaram ao Ponto B de suas competências. E se essa alteração foi substancial e suficiente para que as pessoas ajudem a atingir os objetivos da organização. Conhecer os objetivos do treinamento é essencial tanto para você, como gestor, quanto para as pessoas que vão ser treinadas. Ela começa na definição do objetivo do treinamento. Para saber se o treinamento vai ser eficaz, antes de qualquer coisa, você precisa saber onde queria chegar com ele. Para garantir que os treinamentos serão direcionados ao que a empresa realmente precisa. Você precisa se perguntar Quais objetivos eu tenho ministrando essa capacitação para minha equipe. É preciso deixar muito clara qual é a lacuna de competência que você quer preencher. Os indicadores são a forma mais conhecida e, até então, mais assertiva de medir os resultados da empresa. E vamos voltar a falar de indicadores no próximo artigo desta série. Mas aqui, ainda na definição do objetivo do treinamento, vale a pena estabelecer os indicadores de eficácia. Ou seja, desenhar quais indicadores vão mostrar se o treinamento foi ou não eficaz. Nesse momento, pode-se definir um indicador diretamente voltado ao processo, como o número de peças defeituosas. Pode-se recorrer a um indicador específico, criado apenas para o treinamento em si, estabelecendo métricas e datas para fazer a análise desse indicador. Essa definição é muito importante para você por vários motivos: para direcionar melhor a capacitação, escolhendo um treinamento focado nas competências que precisamos trabalhar, e; para ter clareza do que poderá avaliar após o treinamento, pois sabendo que competências queríamos trabalhar, podemos avaliar se elas foram realmente adquiridas pelas pessoas.