Como dizer que o treinamento foi bom?

Filipe Alves
2025-06-18 23:40:45
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Avaliar se um treinamento foi eficaz é entender se as pessoas atingiram o Ponto B.
Um treinamento é um processo que leva as pessoas de um Ponto A a um Ponto B.
Antes do treinamento, as pessoas têm um nível de competência e conseguem desempenhar suas funções de um jeito.
Esse é o Ponto A.
Avaliar se um treinamento foi eficaz é entender se as pessoas saíram do Ponto A e chegaram ao Ponto B de suas competências.
E se essa alteração foi substancial e suficiente para que as pessoas ajudem a atingir os objetivos da organização.
Conhecer os objetivos do treinamento é essencial tanto para você, como gestor, quanto para as pessoas que vão ser treinadas.
Ela começa na definição do objetivo do treinamento.
Para saber se o treinamento vai ser eficaz, antes de qualquer coisa, você precisa saber onde queria chegar com ele.
Para garantir que os treinamentos serão direcionados ao que a empresa realmente precisa.
Você precisa se perguntar Quais objetivos eu tenho ministrando essa capacitação para minha equipe.
É preciso deixar muito clara qual é a lacuna de competência que você quer preencher.
Os indicadores são a forma mais conhecida e, até então, mais assertiva de medir os resultados da empresa.
E vamos voltar a falar de indicadores no próximo artigo desta série.
Mas aqui, ainda na definição do objetivo do treinamento, vale a pena estabelecer os indicadores de eficácia.
Ou seja, desenhar quais indicadores vão mostrar se o treinamento foi ou não eficaz.
Nesse momento, pode-se definir um indicador diretamente voltado ao processo, como o número de peças defeituosas.
Pode-se recorrer a um indicador específico, criado apenas para o treinamento em si, estabelecendo métricas e datas para fazer a análise desse indicador.
Essa definição é muito importante para você por vários motivos: para direcionar melhor a capacitação, escolhendo um treinamento focado nas competências que precisamos trabalhar, e; para ter clareza do que poderá avaliar após o treinamento, pois sabendo que competências queríamos trabalhar, podemos avaliar se elas foram realmente adquiridas pelas pessoas.