Qual é o exercício mais fácil para iniciantes?
Irina Gomes
2025-10-31 22:26:34
Count answers
: 25
Difícil encontrar um exercício mais democrático do que a caminhada.
Você já ouviu a história de que é preciso dar 10 mil passos por dia para sentir benefícios na saúde?
Nem precisa tanto assim: a ciência já mostra que impactos positivos aparecem muito antes disso, a partir dos 2,3 mil passos diários.
Mesmo sem grande intensidade, simplesmente se mexer de forma mais sistemática já é um baita avanço para quem tinha uma rotina sedentária.
Por ser um exercício de baixo impacto, também é uma boa para pessoas obesas, idosos ou quem tem problemas nas articulações.
Comece aos poucos, tentando fazer de 20 a 30 minutos por dia, e vá aumentando a dose seja no tempo, seja na velocidade, transformando a caminhada em uma corrida leve.
Ou não: manter-se na caminhada também por si só traz vários benefícios.
A calistenia é o exercício que usa o peso do próprio corpo para promover um esforço físico.
Se você não tem problemas nas articulações nem alguma condição que contraindique o impacto dos saltos, o ato de pular corda é considerado um dos exercícios mais completos.
Pode ser recomendável fazer caminhadas antes para acostumar seu coração à intensidade maior.
Aulas de bike indoor fazem sucesso atualmente.
Andar de bicicleta é outro exercício muito indicado e, como diz a frase clássica, quem aprendeu como se faz nunca esquece.
Agora, se você realmente não se interessa por nenhuma atividade física com cara de “exercício”, talvez a melhor pedida seja algo com um aspecto mais lúdico.
A dança é uma boa alternativa para mexer o corpo de maneira controlada e benéfica para a saúde, sem aquela sensação de estar fazendo algo “por obrigação”.
Não funcionou para você?
Ainda dá para tentar outras atividades que exigem do corpo e não tem a mesma pegada de uma malhação em academia, como alguma das variantes do ioga.