:

Qual atividade física atrapalha o crescimento do adolescente?

Kyara Amaral
Kyara Amaral
2025-11-11 01:43:54
Count answers : 20
0
A prática de atividades anaeróbicas, focadas no metabolismo muscular, deve ser cuidadosa, porque quando a criança está se desenvolvendo corporalmente, as fises ou placas de crescimento – estruturas compostas por cartilagem, osso e componentes fibrosos – ainda estão abertas. Se a gente faz uma atividade física que exerce uma sobrecarga nessas regiões, a gente pode ter uma alteração ou uma parada do crescimento em certas articulações. Durante a musculação, alguns adolescentes querem aumentar a carga do peso ou realizar determinado exercício de modo incorreto, buscando atingir resultados melhores e mais rápidos. Essas sobrecargas para algumas articulações ainda em fase de amadurecimento, podem levar com que essas crianças tenham articulações piores no futuro.
Duarte Jesus
Duarte Jesus
2025-11-01 00:46:25
Count answers : 17
0
A musculação atrapalha o crescimento do adolescente? A resposta é não, e vamos entender. Existe uma opinião geral de que as atividades relacionadas ao treinamento de força deveriam começar mais tarde e, portanto, muitas vezes são adiadas até o final da fase de crescimento, acreditando-se que o treinamento de força pode fazer com que o adolescente cresça pouco e se torne um adulto mais baixo do que a média de sua família. No entanto, essa crença tem pouca evidência científica. É essencial que os médicos ortopedistas e do esporte mantenham as informações atualizadas e possam ajudar a esclarecer algumas confusões e controvérsias sobre esse assunto. Estudos recentes indicam que o treinamento de força não tem um efeito negativo no crescimento. Em contraste, vários estudos demonstraram um efeito positivo no crescimento, desde que as diretrizes de nutrição e atividade física específicas para a idade sejam atendidas. Os pais podem ter certeza de que o treinamento de força (com moderação) não terá um impacto negativo no desenvolvimento da criança. O exercício pode realmente promover o crescimento ósseo e a mineralização em crianças, especialmente aquelas com risco de osteoporose ou osteoporose. Estudos atuais mostram que os benefícios do treinamento de força bem direcionado em adolescentes e adultos jovens superam em muito os riscos potenciais. Quando os adolescentes se envolvem em treinamento de força, a ênfase deve estar na técnica, e não no peso levantado. Em última análise, o treinamento de força, quando prescrito e executado corretamente, ajuda os adolescentes a ter uma melhor composição corporal, incorporar a atividade física em suas vidas diárias, comer melhor e dormir melhor e evitar estressores. Em outras palavras, o treinamento de força ajuda a construir um adulto saudável.

Read also

Qual é o exercício mais fácil para iniciantes?

Difícil encontrar um exercício mais democrático do que a caminhada. Você já ouviu a história de que Read More

Quais são as fases da adolescência entre os 13 anos?

A adolescência é dividida em três fases: Adolescência precoce (dez aos 12 anos) Adolescência média ( Read More

André Batista
André Batista
2025-10-31 23:38:54
Count answers : 25
0
A maior preocupação em relação à academia para adolescentes é a premissa de que ela retarda o crescimento do jovem – o que não é verdade, desde que executado com cuidado. A musculação pode trazer muitos benefícios para os adolescentes Os exercícios físicos não só não atrapalham, como são benéficos para o desenvolvimento do jovem. Por ainda ser um corpo em desenvolvimento, o ideal é que se inclua exercícios aeróbicos, como corridas, ciclismo, futebol, entre outros, para evitar lesões. Além disso, é possível recomendar o treino de força, como musculação, mas com uma intensidade menor do que adultos com o corpo já totalmente formado. A musculação ajuda a melhorar o equilíbrio e coordenação motora. A musculação para adolescentes pode trazer benefícios como melhores habilidades motoras, aptidão cardiorrespiratória, maior flexibilidade e agilidade, equilíbrio e coordenação dos grupos musculares utilizados nos exercícios passados pelo profissional de educação física. Com o aumento da massa magra e com os hormônios influenciando o organismo, os adolescentes que praticam musculação podem ganhar mais saúde, boa forma e confiança em si mesmos. Quando a preocupação for se a musculação atrapalha o crescimento, a resposta é: não, muito pelo contrário. A rotina de academia pode trazer muitos benefícios ao adolescente em prol da qualidade de vida.
Catarina Paiva
Catarina Paiva
2025-10-31 21:24:58
Count answers : 17
0
A preocupação está ligada à crença de que a musculação pode afetar o crescimento através de lesões nas placas epifisárias – responsáveis nos ossos pelo crescimento. A restrição alimentar, aliada a cargas de treinamento inadequadas, pode prejudicar, mesmo que momentaneamente, o processo de crescimento e desenvolvimento. Tomando os cuidados e realizando os exercícios certos, é praticamente nula a possibilidade de lesão nas placas epifisárias ou mesmo algum prejuízo sobre o processo de crescimento e desenvolvimento. Para o professor, é fundamental o controle dessas variáveis para que o adolescente, atleta ou não, possa usufruir de todos os benefícios que esse tipo de programa oferece para quem pratica.

Read also

Quais tarefas um adolescente de 14 anos pode fazer em casa?

Aspirar a casa Lavar a roupa Mudar os lençóis da cama e fazê-la de lavado Limpar o quarto Lim Read More

Kevin Miranda
Kevin Miranda
2025-10-31 19:18:33
Count answers : 16
0
Existe uma crença generalizada de que o treino com pesos, quando realizado durante a puberdade/adolescência, pode atrasar o crescimento ao danificar as placas de crescimento. Muitos estudos analisaram exatamente este tópico e concluíram que o treino com pesos NÃO tem qualquer impacto negativo no crescimento/maturação do sistema esquelético. Poucos estudos examinaram o efeito a longo prazo do treino de resistência no crescimento. Os poucos que o fizeram, concluíram que, contrariamente à ideia errada e comum, o treino de resistência não atrasa o crescimento. Infelizmente, esta ideia errada sobre o treino com pesos provém muitas vezes de pais bem-intencionados que não se apercebem de que o próprio desporto submete os ossos dos seus filhos a forças que excedem em MUITO às encontradas no ginásio. Se proibir o seu filho de ir ao ginásio, mas não o proibir de praticar desportos coletivos, não faz muito sentido do ponto de vista do stress ósseo.