O que é a técnica minimalista?

Patrícia Barros
2025-07-08 17:59:30
Count answers
: 14
O estilo minimalista é uma tendência que busca deixar os ambientes menos poluídos visualmente, eliminando excessos de cores, texturas ou móveis.
O estilo minimalista surgiu nos Estados Unidos, na década de 60.
No início, ele estava relacionado com a arte e com a arquitetura, pregando o uso de linhas simples e retas, com cores sóbrias e neutras.
Esse movimento foi crescendo, motivado por alguns arquitetos modernistas, como Mies Van Der Rohe que popularizou a frase “menos é mais”.
Logo, o minimalismo se expandiu e passou a ser um estilo de vida que preza por viver com o mínimo necessário para ter conforto.
Obviamente isso não quer dizer que o seu cliente não terá nenhum móvel, decoração ou roupa na sua casa, mas sim que ao invés de diversos itens que precisam ser trocados frequentemente, terá apenas um, com alta qualidade.
Dessa forma, criam-se cômodos que passam uma sensação de conforto, leveza, harmonia e calma, um convite pra ter uma vida mais equilibrada.
Para inserir o estilo minimalista em um projeto, deve-se seguir as dicas acima, optando por móveis retos com cores neutras.
Não esqueça também de optar por produtos de alta durabilidade para evitar o consumo desnecessário e a geração de resíduos.
Além disso, os materiais naturais são muito valorizados dentro desse movimento.
Por isso, uma ótima ideia é colocar madeira, pedras e outros elementos que não tornam o ambiente pesado.
Em relação à decoração, escolha peças bonitas e simples, evitando qualquer tipo de excesso.
Lembre-se que a falta de itens decorativos não é mal vista nesse estilo.
O mesmo vale para tomadas, que, de preferência, não devem ficar visíveis nas paredes.
Uma ótima maneira de fazer isso sem comprometer a usabilidade do ambiente são as torres, réguas e caixas de tomadas, que podem ser embutidas em qualquer superfície e deixam o ambiente mais clean.
Outra forma de inserir o minimalismo nos seus projetos é por meio de móveis multifuncionais, que contam com mais de uma função.
Um exemplo são mesas com tomadas ou carregadores por indução, que deixam os ambientes mais charmosos e conectados.

Matias Faria
2025-06-28 12:32:13
Count answers
: 19
O conceito de minimalismo tem se tornado cada vez mais recorrente e muitas pessoas se identificam como minimalistas.
Inicialmente, o termo referia-se a manifestações artísticas e culturais que ocorreram em distintos momentos do século XX.
Elas baseavam-se em utilizar somente o mínimo de elementos estruturais como forma de expressão da arte e da comunicação.
Entretanto, com o tempo, tal ideia também foi incorporada a outras áreas da expressão humana e transformou-se em um estilo de vida.
O estilo de vida minimalista baseia-se em diminuir drasticamente os níveis de consumo, adquirindo apenas os objetos necessários para uma vida plena.
Minimalismo também pode ser referir a uma estética, ou seja, à aparência que as coisas possuem.
Nesse caso, uma estética "clean", simples e com cores neutras.

Matheus Borges
2025-06-28 09:31:21
Count answers
: 25
A palavra minimalismo reporta-se a um conjunto de movimentos artísticos e culturais que percorreram vários momentos do século XX, manifestos através de seus fundamentais elementos, especialmente nas artes visuais, no design e na música.
As obras minimalistas possuem um mínimo de recursos e elementos.
A pintura minimalista usa um número limitado de cores e privilegia formas geométricas simples, repetidas simetricamente.
Os minimalistas produzem objetos simples em sinônimo de sofisticação.
A música minimalista nasceu com a série Composições 1960, criada por La Monte Young, esta pode ser cantada apenas com duas notas.
A literatura minimalista caracteriza-se pela economia de palavras, onde os autores minimalistas evitam advérbios e sugerem contextos a ditar significados.

Ema Ramos
2025-06-28 09:19:21
Count answers
: 18
Baseado na sobriedade, o estilo minimalista tem como premissa o “menos é mais”. O estilo não é o que prioriza o uso de objetos de decoração para compor um cenário, pelo contrário. Ambientes minimalistas são compostos por móveis e objetos que conversam entre si, onde a simplicidade impera. Cada elemento que compõe o ambiente tem sua razão de estar ali. O estilo minimalista surgiu em Nova York, entre 1950 e 1960, quando alguns grupos de artistas passaram a abrir mão de elementos para compor suas obras. Ao invés disso, passaram a usar a criatividade e abusar da parte visual utilizando apenas paletas de poucas cores. Para utilizar a decoração minimalista no seu ambiente, é imprescindível evitar os excessos. Alguns elementos de decoração, como plantas e vasos de flores, podem formar lindas combinações – contanto que em pequenas quantidades para manter a harmonia do ambiente. Uma das principais características do estilo minimalista é a organização. Não existem excessos e cada objeto está onde está por um motivo.

Guilherme Nunes
2025-06-28 09:15:26
Count answers
: 15
Minimalismo é a nova palavra da moda, principalmente entre pessoas que já se cansaram do consumismo desenfreado e agora estão prestando um pouco mais de atenção em coisas que o dinheiro não pode comprar, como a satisfação com a vida e a felicidade.
Minimalismo é muito mais do que um estilo de vida ou uma preferência estética.
É uma ferramenta que pode ajudar a todos aqueles que estiverem dispostos a se livrar dos excessos em favor de se concentrarem no que é importante para encontrar a felicidade, realização pessoal e, principalmente, liberdade.
Quando identificamos o que não é necessário, começamos a tomar decisões mais conscientes e isso acaba nos libertando de medos, preocupações, angústias, culpa e das armadilhas do consumo que acabamos construindo em nossas vidas e que nos fazem sentir que estamos presos aos nossos empregos ou a determinados círculos sociais.
Não existem 10 passos que farão você se livrar de tudo o que é desnecessário da sua vida.
Até porque, cabe a cada um saber o que é importante para si mesmo.
Essa mudança está diretamente ligada ao que cada um entende como felicidade.
Será que a satisfação de ter um carro zero Km compensava tudo isso?
Eu tenho certeza que não, até porque ele morreu aos 51 anos vítima de um AVC comprovadamente causado por anos de stress e de uma vida completamente cheia de excessos.
Mesmo não existindo regras para se tornar minimalista, existem alguns caminhos que podem ser um excelente ponto de partida caso você esteja interessado em começar essa jornada.
Foram três mudanças importantes que fiz na minha vida e que contribuíram para que eu fosse mais feliz no longo prazo:
1. Liquidei todas as dívidas
2. Diminuí radicalmente as idas ao shopping
3. Abri mão de absolutamente tudo o que não tinha utilidade
Quanto menos coisas inúteis você tiver em casa, menos tempo você ou sua faxineira vai passar limpando.
Isso pode resultar em uma casa mais limpa, organizada e também em mais tempo para você fazer coisas mais interessantes do que limpar a casa.
Depois de me livrar das dívidas não fazia sentido criar novas parcelas para comprar roupas e, depois de parar de comprar, não fazia mais sentido manter o que estava parado sem uso há tanto tempo.
Depois de perceber que viver dessa forma se tornou natural, eu me senti livre para fazer outras mudanças acontecerem, como pedir demissão para viajar.
Gostaria de saber a sua opinião. Você concorda que o minimalismo pode ser um dos caminhos para ter uma vida mais feliz ou acredita que ainda vamos viver algum tempo na sociedade do consumo?
E se quiser saber mais sobre o assunto, dá uma olhada no meu canal no YouTube!