O que é treino metabólico?

Leonardo Leal
2025-07-04 02:37:15
Count answers: 5
Se você faz algum treinamento de força já deve ter ouvido falar em treinos metabólico e tensional, mas será que você sabe as diferenças entre eles e seus benefícios para o organismo? Resumidamente é assim: você treina com 15 repetições de determinado exercício, com 30 segundos de intervalo entre as séries? Esse é conhecido como treino metabólico. No treino metabólico o foco é no número mais alto de séries e menos tempo de descanso. Uma das principais vantagens é que não expõe as articulações a cargas exageradas e o período maior de descanso colabora para preservar os tendões e estruturas envolvidas no movimento articular. Especialistas afirmam que neste tipo de estímulo, deve-se aproveitar melhor as fases isométrica (sem movimento articular) e concêntrica (fase de encurtamento muscular). Neste tipo de treino, as células musculares sofrem um maior estresse bioquímico, pelo tempo maior de execução de cada série. Um dos métodos de treino metabólico mais utilizado é o de super-séries, que combina exercícios agonistas e antagonistas, ou seja, duplas de exercícios de movimentos contrários. Quando o atleta realiza uma série com carga significativa, mas com um tempo limitado de recuperação, a série seguinte terá uma limitação energética, já que o organismo não teve um tempo grande de recuperação. Isso desencadeia um estímulo para que o músculo seja capaz de aumentar essas reservas energéticas. E isso favorece o crescimento muscular e queima de gordura.

Fabiana Lopes
2025-07-04 00:49:34
Count answers: 3
Para quem deseja queimar muitas calorias e não dispõe de muito tempo para malhar, os treinos metabólicos prometem ótimos resultados em sessões curtas, de, no máximo, 45 minutos. Devido ao ritmo acelerado, com poucos intervalos e pausas para descanso, promove alto gasto calórico. Com o treino metabólico, há um aumento da frequência cardíaca durante bastante tempo - ou seja, mesmo depois que terminar de malhar, seu organismo continua acelerado. A base do treinamento são séries que aliam mais repetições com alta intensidade. Para garantir os resultados, a ideia é causar fadiga muscular no final de cada série.

Filipa Valente
2025-07-04 00:14:41
Count answers: 5
O treino metabólico, também conhecido como MetCon, é uma forma de treinamento de alta intensidade que combina movimentos aeróbicos e anaeróbicos, elevando os batimentos cardíacos e aumentando a demanda metabólica.
Os treinos metabólicos têm intensidade moderada, são mais longos e não têm pausas.
E ao invés do foco no músculo, eles têm movimentos mais aeróbicos e o foco é na perda de peso.
Esse tipo de treino ajuda a queimar calorias de forma rápida e eficaz, tanto durante a atividade quanto após o término, devido ao efeito EPOC (excess post-exercise oxygen consumption), que acelera o metabolismo.
Além disso, o treino metabólico promove a melhora da resistência cardiovascular, aumento da força muscular e o ganho de massa magra, sendo uma excelente opção para quem busca emagrecimento e condicionamento físico.
O treino metabólico produz sinais bioquímicos através dos resíduos metabólicos.
Também chamado de MetCon, o treino metabólico tem três modalidades principais: Every Minute on The Minute (EMOM): exercício dura um minuto e tem alta intensidade, As Many Reps As Possible (AMRAP): essa modalidade é o famoso treino “até a falha”, Tabata: treino de 4 minutos em que o indivíduo pratica um exercício de alta intensidade durante vinte segundos e tem 10 segundos de descanso.