:

Qual exame pode substituir a espirometria?

Hélder Coelho
Hélder Coelho
2025-07-18 15:16:19
Count answers : 19
0
A pletismografia é considerado padrão ouro quando se fala em avaliação da capacidade pulmonar. Sua tecnologia é a mais avançada na área: através dele é possível obter informações mais detalhadas e de qualidade superior às avaliações pulmonares fornecidas pelo exame de espirometria. A medida dos volumes pulmonares: mede-se os volumes estáticos, o que não é possível somente com o exame de espirometria. A pletismografia é um exame não invasivo e que não necessita de hospitalização para ser realizado. O exame dura em torno de 30 minutos. Durante sua execução, o paciente é orientado a ficar sentado e imóvel dentro de uma cabine, chamada de pletismógrafo, e respirar através de um dispositivo. A pletismografia é realizada por um técnico em função pulmonar, que irá guiar o paciente indicando como realizar as manobras respiratórias que irão permitir avaliar sua capacidade pulmonar. A pletismografia é o método mais rápido e preciso para medir a capacidade e a resistência pulmonar. Com a pletismografia é possível medir os fluxos e volumes pulmonares, a resistência das vias aéreas e a força respiratória dos pacientes e, dessa forma, investigar e diagnosticar a presença de doenças respiratórias.
Matias Costa
Matias Costa
2025-07-05 23:47:51
Count answers : 17
0
Tomografia computadorizada do tórax é semelhante à radiografia, porém mais detalhado, ajudando a identificar diferentes condições pulmonares. Exame de imagem que pode fornecer informações sobre sua estrutura pulmonar a partir da diferença de densidade e identificar anormalidades. Outros exames de imagem como PET-CT, ressonância magnética e cintilografia pulmonar também podem complementar a lista.
Isabela Simões
Isabela Simões
2025-07-05 21:07:09
Count answers : 17
0
A espirometria e a função pulmonar se tratam do mesmo exame. A espirometria pode ser realizada em hospitais ou clínicas especializadas. A espirometria é um teste que mede os volumes e fluxos respiratórios, permitindo avaliar detalhadamente a saúde dos pulmões. A espirometria é indicada para: diagnosticar doenças respiratórias como asma, bronquite crônica, enfisema e DPOC; A espirometria pode ser substituída por prova de função pulmonar, já que se tratam do mesmo exame.