Quanto tempo devo ficar com a mesma ficha na academia?

Iara Maia
2025-06-04 05:44:22
Count answers: 7
Quando ocorre essa adaptação, você consegue realizar os exercícios de forma mais eficiente, é há uma redução do gasto de energia. De forma geral, a troca de treino deve acontecer a cada quatro ou oito semanas, mas esse ciclo vai depender da sua frequência na academia e da estratégia que o professor planejou para você. O corpo tende a se adaptar à atividade física após cerca de quatro a seis semanas, e os resultados tendem a diminuir. Outro indicador de que chegou o momento de mudar o treino é quando você percebe que os exercícios estão ficando fáceis demais. A mudança também pode acontecer quando você já alcançou um objetivo e agora quer buscar uma nova meta. Os músculos precisam de tempo para se adaptar ao estímulo.

Camila Barros
2025-05-23 15:00:51
Count answers: 7
Geralmente é indicado dar um intervalo de pelo menos 48 horas antes de malhar a mesma parte do corpo --ou seja, treinar uma mesma parte do corpo dia sim, dia não.
Para pessoas que não têm uma rotina constante na academia ou estão iniciando na atividade física esse intervalo pode chegar até 72 horas.
Em alguns casos, pode ser necessário até uma semana para que seus músculos se recuperam totalmente do esforço.
O que a gente tem observado nos estudos é que o tempo varia de acordo com as séries, independentemente das repetições.
Se a pessoa faz quatro séries de agachamento e quatro de leg press --que resultam em oito séries de exercícios para pernas --, o necessário, em média, já é de uma semana para a região se recuperar.
O pico de inflamação começa em dois dias e a recuperação demora até quatro.
Por isso, deve-se esperar a fase inflamatória acabar para iniciar qualquer tipo de exercício.

Kelly Jesus
2025-05-23 13:09:12
Count answers: 6
É correto mudar o treino em aproximadamente quatro semanas, que é o tempo suficiente para receber a ficha nova e com os estímulos novos. O seu corpo recebe esse novo impacto e vai se adaptando — quando acostumar, ao estímulo, é hora de mudar a ficha. Conforme nós vamos montando a ficha de treinos, é importante ter uma variação de exercícios para pegar o máximo de musculatura possível do corpo e ter um resultado melhor.

Telmo Morais
2025-05-23 09:56:22
Count answers: 6
A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade. Em geral, é recomendado que os iniciantes comecem com um treino mais leve, com um ou dois aparelhos por dia, a fim de permitir que o corpo se adapte ao estímulo e evite lesões. Conforme o condicionamento físico melhora, é possível aumentar a quantidade de aparelhos de musculação por dia. Para quem busca hipertrofia muscular, ou seja, o aumento da massa muscular, é indicado realizar de três a quatro exercícios por grupo muscular por sessão de treinamento, com intervalos de descanso entre eles. É fundamental que os exercícios sejam realizados de forma correta, com uma boa técnica e amplitude de movimento, para garantir um treinamento eficaz e seguro. Volume médio = 5 a 9 séries por grupamento muscular por semana. Alto volume = 10 séries ou mais por grupamento muscular por semana. Você não precisa seguir essa regra: três séries por exercício. É importante ressaltar que a individualidade biológica de cada pessoa deve ser levada em consideração na hora de montar um treino.
Read also
- Para que serve a ficha na academia?
- O que é uma ficha de treino?
- Quais são os melhores métodos de treinamento para emagrecer?
- Como montar uma ficha para academia?
- É melhor fazer 3 ou 4 séries para hipertrofia?
- Quais grupos musculares treinar juntos?
- Quanto tempo deve durar uma ficha de treino?
- Quanto custa uma ficha de treino de musculação?