A hidratação adequada é fundamental para manter o nível de água necessário para os processos em que ela participa, como a manutenção do equilíbrio e da temperatura corporal, transporte de nutrientes e oxigênio e proteção de órgãos e sistemas do corpo.
A atividade física demanda uma maior ingestão de água e outras alternativas de hidratação para repor as necessidades.
A ingestão de água por indivíduos praticantes de atividade física, principalmente nos dias e momentos do exercício, deve ser aumentada, na qual pode ser aumentada até em 700 mL de água, podendo chegar a 1L em atividades de longa duração.
A desidratação durante a atividade física tende a prejudicar o desempenho à medida que dificulta os processos de contração muscular, podendo levar à fadiga, dores musculares acentuadas e câimbras.
Portanto, é importante que durante a atividade física mantenha-se o nível de hidratação, através da ingestça de pequenas quantidades de água e de outros líquidos, como os isotônicos por exemplo.
Além disso, outras fontes de hidratação podem ser consideradas para que se possa atingir o nível de hidratação recomendado e contribuir com uma diversificação de nutrientes e sabores.
Os isotônicos são bebidas geralmente utilizadas para fins esportivos e de performance, que além de promoverem a manutenção de um bom nível de hidratação, são importantes para repor aqueles sais minerais e eletrólitos perdidos durante a prática esportiva.
Além disso, essas bebidas ainda possuem carboidratos que possuem a função de manter o nível de açúcar no sangue durante a prática de atividades físicas longas, uma vez que o exercício demanda uma quantidade grande de açúcar para a produção de energia.
Algumas frutas e vegetais possuem grande quantidade de água em sua composição, dessa forma, sua ingestão contribui para a hidratação.
Frutas como melancia, laranja, mexerica e vegetais como alface, pepino, abobrinha e tomate são alguns exemplos.
Além disso, fornecem nutrientes, vitaminas e minerais, fibras, principalmente de consumidas inteiras e in natura, já que algumas propriedades que são perdidas durante o processo de se fazer o suco, sendo fundamentais não só para a hidratação.