Dentre as utilidades do ferro, temos a chamada barra de ferro, ela é um material amplamente utilizado em nosso dia a dia.
A lista a seguir apresenta resumidamente algumas das utilidades das barras de ferro: Confecção de portões comerciais; Confecção de produtos utilizados na construção civil; Confecção de equipamentos utilizados em hospitais; Composição de chaminés industriais; Silos industriais; Construção de galpões.
Além da disposição em barras, também pode ser utilizada para as mais diversas funcionalidades a chapa de ferro, que também assume um papel importantíssimo nas indústrias.
O material feito com ela é versátil e resistente.
Ela pode ser galvanizada, constituindo um dos materiais de maior custo-benefício do mercado.
Pois nela, cria-se uma camada de zinco que prolonga significativamente a vida útil e garantindo, além disso, grande proteção contra eventual corrosão ou até mesmo, exposições ao sol.
É importante citar também os lingotes de ferro, massas de metal ou de material condutor, que são submetidas a um aquecimento sob temperatura superior ao seu ponto de fusão.
E que são moldadas a uma forma específica, de acordo com a facilidade do manuseio – geralmente, transformam-se em barras ou blocos.
O uso do ferro em sistemas Feito também com a utilização do ferro, temos o quadro eletrico, um equipamento responsável por receber a energia elétrica das fontes de alimentação e distribuí-las a um ou mais circuitos.
Dentre os diversos tipos, temos o quadro de distribuição com barramento.
O barramento para o quadro de distribuição, é um produto de cobre eletrolítico.
Ele, portanto, auxilia principalmente na segurança da instalação, atividade muito importante, já que quadros elétricos são encontrados nos mais diversos locais e estabelecimentos, sendo encontrados até mesmo dentro de nossas próprias casas.
Os barramentos podem ser utilizados nas mais diversas situações, como nos barramentos de terra, que servem contra as fugas de descargas elétricas, levando-as ao solo e eliminando riscos de acidentes com pessoas próximas ao painel elétrico.
Existem também os barramentos de fases, que distribuem as correntes aos circuitos elétricos e, por último, podemos citar o barramento de neutro, que liga o ponto zero de cada circuito.