:

Quais são as doenças que afetam o sistema linfático?

Valentim Castro
Valentim Castro
2025-08-04 17:22:53
Count answers : 23
0
Linfedema: é quando a linfa se acumula no espaço entre as células geralmente por diferentes fatores, como alterações genéticas ou traumas provocados por cirurgias. Elefantíase: doença geralmente causada por um parasita transmitido nas picadas do mosquito Cúlex. Leva a uma inflamação dos vasos linfáticos, fazendo com que a linfa se acumule nos membros inferiores. Os sintomas mais comuns que podem indicar uma doença vascular são: dor em membros inferiores com dificuldade para andar, inchaço súbito nas pernas, frialdade, formigamento e falta de força nos membros inferiores. Ao sentir algum desses sintomas é recomendado a avaliação de um médico vascular, não se deve subestimar ou não valorizar alguma alteração no seu corpo, pois pode estar relacionado a complicações, que podem ir de tromboses extensas, embolia pulmonar e ruptura de aneurisma até o risco de perda do membro.
Micael Domingues
Micael Domingues
2025-07-29 00:01:37
Count answers : 19
0
Doenças Linfáticas: entenda sobre o assunto e atente-se aos sinais. As doenças linfáticas estão relacionadas à alterações no funcionamento do sistema linfático, isto é, uma complexa rede de vasos, tecidos e órgãos responsáveis em manter o equilíbrio dos fluidos do nosso corpo. Conheça as doenças linfáticas mais comuns, como Linfedemas que é o acúmulo de líquido linfático no tecido adiposo em decorrência de uma obstrução na circulação linfática, Linfangites designa a inflamação dos vasos linfáticos que pode ser causada por uma série de agressores. Já a erisipela é uma linfangite infecciosa, decorrente de um tipo específico de bactéria, denominado estreptococo, que agride os vasos linfáticos.
Luciana Morais
Luciana Morais
2025-07-24 09:10:06
Count answers : 17
0
Doenças do sistema linfático envolvem um ou mais do seguinte: Obstrução, Infecção ou inflamação, Câncer. Obstrução leva ao acúmulo de líquido linfático nos tecidos e geralmente é secundária a cirurgia, radioterapia, lesão ou, em países tropicais, filariose linfática. Infecção ou inflamação pode causar aumento reativo dos linfonodos. Vários cânceres podem se metastizar nos nódulos linfáticos regionais ou locais. Raramente, um câncer primário se developo no sistema linfático.
Manuel Valente
Manuel Valente
2025-07-15 00:37:40
Count answers : 17
0
O sistema linfático pode ser acometido por distúrbios inflamatórios, as linfangites, e por distúrbios que resultam na deficiência da drenagem ou absorção da linfa e seu consequente acúmulo os chamados linfedemas. A linfangite pode ter múltiplas causas, infecciosas ou não. A forma infecciosa é a mais frequente, normalmente associada a alguma lesão da pele como: cortes, ferimentos, picadas de inseto, etc., a partir da qual o agente infeccioso invade os canais linfáticos. Como exemplo podemos citar a erisipela ou linfangite estreptocócica. É uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo de líquido e por alterações fibróticas na área afetada, sendo essas alterações causadas por insuficiência da drenagem linfática. Pode, de forma menos frequente, acometer outras regiões como: tórax, cabeça, pescoço e genitália. Dentre os mais frequentes, aqueles associados a linfangites e erisipela de repetição, bem como o que pode ocorrer após retirada da mama para o tratamento do câncer, podem ser citados.
José Miranda
José Miranda
2025-07-06 00:00:32
Count answers : 23
0
O sistema linfático pode não realizar sua função adequadamente devido a Bloqueio (obstrução): a obstrução do sistema linfático resulta em acúmulo de líquido (linfedema). A obstrução pode resultar de tecido cicatricial que surge quando os vasos ou nódulos linfáticos são danificados ou retirados durante uma cirurgia, por radioterapia, por lesão ou, em países tropicais, por infecção por um nemátodo (filaríase) que bloqueia os dutos linfáticos. Infecção: uma infecção pode causar inchaço dos linfonodos porque estes ficam inflamados. Às vezes, os próprios linfonodos podem ficar infeccionados (linfadenite) por organismos que se espalham pelo sistema linfático a partir do local de infecção original. Câncer: Tipos de câncer dos glóbulos brancos, como linfoma, podem se desenvolver nos linfonodos, e tumores em outros órgãos podem se espalhar (formar metástase) atingindo linfonodos próximos ao tumor. Os tipos de câncer nos linfonodos podem interferir no fluxo de líquido linfático pelo nódulo. Os tipos de câncer em outras áreas podem bloquear os dutos linfáticos. Linfangiossarcoma é um tumor muito raro que pode se desenvolver nas células do sistema linfático.